O segmento de picapes está perdendo importância mesmo no mercado dos EUA, tradicional comprador desse tipo de veículo. A razão? Os proprietários de picapes estão preferindo cada vez mais os utilitários esportivos, conforme afirmou um estudo da S&P Global, uma empresa de informação e análise de mercado sediada em Nova York (EUA).
De acordo com o estudo da S&P Global Mobility, o segmento de caminhonetes, mais especificamente o segmento de picapes grandes de entrada como Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, tem estado em constante declínio há mais de dois anos. É de notar que as picapes deste segmento têm sido os modelos de maior volume no mercado automobilístico dos EUA desde tempos imemoriais, com os modelos da Ford, Chevrolet e Ram liderando constantemente os gráficos de vendas.
O estudo estipula que a participação de mercado do segmento de caminhonetes foi de 7,8% e 7,5% no terceiro e quarto trimestre de 2022, respectivamente, com dados do quarto trimestre considerando apenas as vendas de outubro de 2022. Este é o pior resultado da categoria em participação nas vendas desde o segundo trimestre de 2012, quando atingiu somente 7,4% do total. O segmento de picapes atingiu o pico de vendas no segundo trimestre de 2020, com uma participação de mercado de 12,2%.
O estudo da S&P Mobilidade Global conclui que a tendência de declínio se deveu à mudança dos proprietários de caminhonetes para utilitários esportivos. Os dados da empresa concluem que a fidelidade dos proprietários de Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500 às caminhonetes diminuiu de 2021 para 2022. Enquanto isso, a preferência por utilitários esportivos aumentou no mesmo período.
Uma observação que o estudo da S&P Global Mobility apontou foi a afirmação de que o segmento das picapes "Heavy-Duty", modelos de grande porte como a RAM 3500 ou superiores, tem ficado relativamente estável durante o período de tempo, sugerindo que os compradores dos modelos maiores ainda não querem um SUV.
Como nos anos anteriores, os três veículos mais vendidos dos EUA em 2022 foram Ford F-Series, Chevrolet Silverado, e as picapes Ram. Respectivamente, os números foram 653.957 unidades, 523.249 unidades do Silverado e 468.344 unidades vendidas. Com a eletrificação chegando, é interessante ver se a tendência de troca de picapes por SUVs vai continuar.
Fonte: S&P Global
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista