Depois de aproximadamente 25 anos, a Volvo retomou antiga tradição e voltou a produzir veículos com tração traseira. Os modelos em questão são os elétricos XC40 Recharge e C40 Recharge, que passaram a ser oferecidos em configuração de motor único e trocaram o acionamento nas rodas dianteiras pela tração posterior. O último carro da marca produzido nesta configuração foi o S90, no final da década de 1990.
Em atualização promovida recentemente, a Volvo passou a equipar os dois SUVs com motor elétrico de 241 cv, contra 234 cv de até então. A bateria é a mesma, com 69 kWh de capacidade, mas recebeu melhorias na eficiência de arrefecimento e agora está homologada para 460 km de autonomia (WLTP) no XC40, em comparação aos 425 km anteriores. No C40, o alcance subiu de 430 km para 470 km pelo ciclo WLTP.
Além disso, a Volvo oferta a variante de longo alcance com 255 cv e bateria de 82 kWh. Neste caso, a autonomia salta para 520 ou 530 quilômetros, dependendo do modelo. De acordo com a marca, ambas as versões de tração traseira vão de 0 a100 km/h em 7,4 segundos e atingem velocidade máxima de 160 km/h.
A versão de 69 kWh carrega de 10 para 80% em 34 minutos com carregadores DC de 130 kW. Com o pacote de bateria maior, agora pode ser carregado com até 200 kW (anteriormente 150 kW). Neste caso, vai de 10 a 80% em 28 minutos.
No caso das versões com tração integral, a Volvo chama os modelos de Recharge Twin. O conjunto inclui um motor de 117 kW no eixo dianteiro e outro de 183 kW no eixo traseiro. A potência combinada é de 413 cv. Com a bateria padrão de 82 kWh, o alcance neste caso é de 500 e 510 quilômetros, respectivamente. A aceleração é feita em 4,9 segundos no XC40 e 4,7 segundos no C40, sempre com velocidade máxima de 180 km/h.
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