Revelada oficialmente em novembro do ano passado, mas sendo flagrada desde 2021, a Royal Enfield Super Meteor 650 finalmente teve seus preços e detalhes revelados oficialmente na Índia. Além das versões e valores, a filial brasileira da empresa já confirmou que estradeira de média cilindrada será oferecida no Brasil ainda em 2023.
Mais que isso: foi confirmado que a novidade será uma das motos que serão montadas no Brasil em regime CKD, onde as peças chegam importadas e a montagem se dará por aqui, graças à parceria firmada pela Royal Enfield com a Dafra em Manaus (AM). Hoje, a "irmã" Interceptor 650 já é montada por aqui em tal regime.
Na Índia, a moto foi anunciada em duas versões. A de entrada sai por a partir de 363.900 rúpias, ou cerca de R$ 22.761, e as opções de cores são Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Green (2 tons) e Interstellar Grey (2 tons). Já a versão Tourer sai por 378.900 rúpias, ou cerca de R$ 23.700, e as opções de pintura sempre em dois tons são Celestial Red e Celestial Blue.
As duas versões são equipadas com rodas de liga leve, farol com lâmpada de LED, pisca alerta, freios a disco nas duas rodas com ABS, bancos separados, tomada USB e o já conhecido Tripper, o sistema de navegação da Royal Enfield. Já a configuração Tourer da Super Meteor 650 acrescenta detalhes como as pinturas exclusivas, parabrisa e encosto para o garupa.
Apesar do visual diferenciado, a base da Super Meteor 650 é a mesma das outras duas bicilíndricas da Royal Enfield: Interceptor 650 e Continental GT 650. As mudanças;cas mais marcantes ficam por conta do assento mais baixo, os escapes horizontais, tanque em forma de gota e principalmente pela suspensão dianteira com garfo invertido. A novidade é a primeira das 650 a trazer este item.
Falando na suspensão dianteira, ela tem tubos de 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso. A traseira permanece sendo biamortecida, mas com 101 mm de curso apenas. A dianteira tem roda de 19 polegadas com pneu sem câmara na medida 100/90, enquanto a traseira tem roda de 16 polegadas e pneu 150/80. O disco de freio dianteiro tem 320 mm de diâmetro enquanto o traseiro tem 300 mm.
Nas medidas, a nova Royal Enfield Super Meteor 650 tem 2.260 milímetros de comprimento, 890 mm de largura, 1.155 mm de altura e 1.500 mm de entre-eixos. O vão livre do solo é de 135 mm e a altura do assento é de 740 mm. O peso declarado em ordem de marcha é de 241 kg. O tanque de combustível tem capacidade para armazenar 15,7 litros de gasolina.
Em termos de motorização, não há segredo. A Royal Enfield Super Meteor é equipada com o mesmo 650 de dois cilindros paralelos da Interceptor e da Continental GT. Com 647 cm3 de capacidade e arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo, ele é capaz de entregar 47 cv de potência a 7.250 rpm e 5,3 kgfm de torque a 5.650 rpm. O câmbio é mecânico com 6 velocidades e a transmissão final é feita por corrente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz