O começo do ano é marcado por diversas despesas que impactam o orçamento de todos. O IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é uma dessas contas que assustam quando aparece na previsão orçamentária. Cada estado do Brasil tem uma regra e uma alíquota diferentes, e em São Paulo há uma interessante.
Veículos Automotores Terrestres com mais de 20 anos de produção se tornam isentos do IPVA no estado de São Paulo. Ou seja, veículos produzidos em 2002 estão em seu primeiro ano isentos do imposto e selecionamos 10 carros interessantes para comprar se quiser fugir do IPVA. Mas fique atento para a manutenção e estado de conservação.
Em 2001, a segunda geração do Chevrolet Vectra recebeu uma reestilização. Novos parachoques, faróis e lanternas e algumas mudanças no interior atualizaram o visual de um sedã bem aceito no mercado brasileiro desde seu lançamento. Com isso, você pode levar um bom sedã que em 2002 ainda mantinha esse visual renovado e, em alguns casos, abaixo dos R$ 20 mil. Tem um bom pacote de equipamentos, mas vale ver o cuidado com a manutenção.
Foi no Salão do Automóvel de 2002 que a Chevrolet apresentou o Astra reestilizado. Versão desenvolvida para a América do Sul, mudou a dianteira e traseira de forma até intensa para um meio de geração. Mesmo com modelo 2003, pode ser comprado com esse novo visual e produzido em 2002, em diversos casos com câmbio automático. E esse mesmo visual durou até 2011.
Em 2001, a Ford impactou o mercado brasileiro com o Focus, um hatch médio com suspensão independente na traseira, visual moderno e diversas inovações. Unidades produzidas em 2002 mantém o visual da primeira fase da primeira geração, com motor 2.0 e 1.8, dependendo da versão, e que custam cerca de R$ 20 mil em bom estado de conservação se bem procurado e analisado.
Também em 2001, a Honda apresentou a segunda geração do Civic produzida no Brasil. Novo motor 1.7, visual mais moderno, piso traseiro plano e outras novidades movimentaram a vida do sedã japonês por aqui. Unidades com câmbio automático podem ser encontradas abaixo dos R$ 30 mil e, produzido em 2002, ainda estão em uma fase boa de design.
O famoso Corolla Brad Pitt é apresentado em 2002 como linha 2003. Ou seja, como o Astra, será mais difícil achar as unidades isentas do IPVA - mais comum será achar a geração anterior em fase final. Bem visto no mercado de usados, o Toyota Corolla, como o Civic, já ultrapassa os R$ 30 mil em alguns casos e dificilmente com quilometragem baixa. Sinal de confiabilidade?
Uma das marcas de uma geração, o VW Golf já está nessa lista tem alguns anos. Em 2002 ainda não tem novidades para o hatch produzido em São José dos Pinhais (PR), inclusive com a tão desejada versão GTI, com motor 1.8 turbo. Há também os 1.6 e 2.0 aspirados para quem não quer se aventurar em um esportivo com motor turbo com seus 20 anos de idade.
Outro hatch médio de respeito que não sabíamos se era para esta lista ou para a de exóticos. Mas como é "fácil" de achar, o Audi A3 merece esse espaço. Teve uma leve mudança em 2001, com novos faróis e lanternas, e em 2002 também é produzido no Paraná, ao lado do Golf. Divide inclusive a mecânica com o Volkswagen, o que pode ajudar na hora da manutenção.
O Chevrolet Celta nasce em 2000 e inaugura a moderna planta de Gravataí (RS) da marca. A produção de 2002 segue com o mesmo visual e é um modelo mais barato para comprar se tiver interessado, abaixo dos R$ 20 mil e perto dos R$ 15 mil. O motor 1.0 ajuda na economia de combustível, algo que os acima citados não estão muito ligados.
Precisando de espaço? Na era das minivans, Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso e Renault Scénic disputavam compradores. É possível achar as três com produção em 2002, sendo a Scénic reestilizada. Soluções como bancos traseiros individuais e mesinhas tipo avião ainda são pontos curioso para usar no dia a dia.
A moda dos SUVs compactos ainda estava longe. Para ter o estilo aventureiro, a Fiat Palio Weekend Adventure era a preferida. A produção de 2002 é da uma boa fase da perua, com interior renovado e mais moderno que a primeira fase. Tem motores 1.6 16v ou o 1.8 8v de origem Chevrolet, dependendo da época. Mas prepare mais de R$ 20 mil para levar uma boa para casa.
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