Aqui no Brasil, a SsangYong é uma marca que as pessoas mal conhecem, mesmo que tenha tentado vender carros por aqui por 10 anos em sua primeira passagem e nem tenha sido notada na segunda vinda ao país. Na Coreia do Sul, é um nome importante por ser a fabricante mais antiga da nação asiática. Depois de ter pedido falência e ser comprada pelo KG Group, a empresa agora prepara-se para mudar de nome para KG Mobility.
“O nome SsangYong Motor tem um clube de fãs com boas memórias, também tem uma imagem dolorosa”, disse Kwak Jea-sun, chairman do KG Group, nova dona da marca. Kwak conversou com alguns jornalistas locais durante um evento em Seoul, comentando um pouco sobre as mudanças que serão feitas. “De agora em diante, todos os carros da SsangYong virão ao mundo com o nome da KG. Mesmo com a mudança do nome, a história da SsangYong Motor não mudará e a fabricante terá as mesmas condições.”
A SsangYong foi criada em 1954, embora com o nome Dong-A Motor, sendo rebatizada em 1988 quando foi comprada pelo grupo SsangYong. Foi nessa época que fez a parceria com a Mercedes-Benz para usar os motores da empresa alemã. Menos de dez anos depois, em 1997, foi comprada pela Daewoo, sendo vendida novamente em 2004 para a chinesa SAIC. Foi um período bem conturbado, com prejuízos e diversas greves violentas, enquanto os funcionários acusavam a SAIC de roubar a tecnologia de carros híbridos para colocar em seus próprios modelos.
Em 2010, foi a vez da Mahindra & Mahindra comprar a SsangYong, vencendo uma disputa com a Renault Samsung Motors. Mesmo com os planos da Mahindra para oferecer novos modelos e esportivos elétricos, a empresa indiana resolveu vender a fabricante sul-coreana por conta do seu enorme débito de 315,3 bilhões de won (R$ 1,34 bilhão). A produtora de ônibus e caminhões elétricos Edison Motors chegou a fechar um acordo pela SsangYong, mas o acordo foi cancelado por falta de pagamentos. Até que, em junho de 2022, o KG Group fez uma oferta de 900 bilhões de won (R$ 3,85 bilhões) para comprar a fabricante.
Agora o KG Group espera que os acionistas aprovem a mudança de nome para iniciar a renovação completa da fabricante. É um batismo que está sendo usado há 35 anos e Kwak admite que abandoná-lo foi uma decisão bem difícil de ser feita.Segundo o jornal The Korea Herald, esta alteração sinaliza a mudança na estratégia de negócios da SsangYong, deixando de ser uma fabricante tradicional para virar uma empresa de mobilidade.
Será um período interessante para a SsangYong, em que sua linha será revisada. A empresa até havia apresentado um SUV chamado Torres em junho passado, com a nova identidade visual da marca. Enquanto isso, no Brasil, o Grupo JLJ silenciosamente fechou o site oficial e parou de atualizar suas redes sociais, apesar de ter feito bastante alarde em 2017, quando anunciou que lançaria 4 modelos. Procurada por Motor1.com há alguns meses, um representante da empresa disse que a operação estava suspensa por causa da pandemia, porém não disse se retornaria em algum momento.
Fonte: The Korea Herald
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