page ad skin

Fim dos taxistas? Hyundai revela Ioniq 5 Robotaxi autônomo usado pelo Uber

Modelo elétrico começará a ser utilizado em Las Vegas, com planos de chegar outras cidades nos EUA em breve

Hyundai Ioniq 5 Robotaxi

Carros autônomos ainda são considerados uma utopia por muitas pessoas, encontrando diversos obstáculos como conseguir responder adequadamente à uma série de situações inesperadas. Ainda assim, há quem acredite na tecnologia. A Hyundai é uma delas, apresentando o Ioniq 5 Robotaxi, um táxi 100% autônomo. E será mais do que um conceito, iniciando uma operação em Las Vegas (EUA) no final de 2023.

A Hyundai aproveitou o início da feira Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA) para apresentar o Ioniq 5 Robotaxi e revelar os seus planos para o modelo autônomo. O hatchback elétrico foi o escolhido para iniciar a operação da Motional, uma joint venture entre Hyundai e Aptiv, operando na cidade como um taxi autônomo, capaz de andar sozinho.

Para isso, o compacto foi equipado com mais de 30 sensores para identificar tudo o que está acontecendo ao seu redor e reagir de acordo. Terá um nível 4 de autonomia, o que significa que pode até andar pelas ruas sem qualquer intereferência do passageiro, porém ainda contará com volante e pedais, para que seja possível controlar o carro em uma emergência ou em uma situação em que o sistema não sabe como agir.

O taxi autônomo da Hyundai funcionará em parceria com a Uber, usando o aplicativo de mobilidade para requisitar o veículo da mesma forma que um carro com motorista. Caso exista uma unidade do Ioniq 5 perto, o cliente receberá a opção de optar pelo autônomo, enviando o automóvel para a local de encontro. Nenhuma das duas empresas disse se terá alguma diferença no valor cobrado.

Hyundai Ioniq 5 Robotaxi

Será parte de um acordo de 10 anos entre Uber e Motional e Las Vegas é apenas o primeiro passo. A próxima cidade será Los Angeles e existe a promessa de que estará na maioria das principais cidades em todos os Estados Unidos.

Este esforço da Hyundai não é o único entre as fabricantes. A General Motors, por exemplo, tem a Cruise, divisão que está trabalhando em carros autônomos e, no ano passado, recebeu uma autorização para iniciar uma operação semelhante em São Francisco. A Waymo, que era da Google, agora trabalha com a marca chinesa Zeekr para desenvolver uma van autônoma para entregas. A Volkswagen também está de olho, avaliando se vale a pena fazer uma ID. Buzz que ande sozinha. Até a Tesla anunciou planos de oferecer algo do tipo.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com