Fim dos taxistas? Hyundai revela Ioniq 5 Robotaxi autônomo usado pelo Uber
Modelo elétrico começará a ser utilizado em Las Vegas, com planos de chegar outras cidades nos EUA em breve
Carros autônomos ainda são considerados uma utopia por muitas pessoas, encontrando diversos obstáculos como conseguir responder adequadamente à uma série de situações inesperadas. Ainda assim, há quem acredite na tecnologia. A Hyundai é uma delas, apresentando o Ioniq 5 Robotaxi, um táxi 100% autônomo. E será mais do que um conceito, iniciando uma operação em Las Vegas (EUA) no final de 2023.
A Hyundai aproveitou o início da feira Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA) para apresentar o Ioniq 5 Robotaxi e revelar os seus planos para o modelo autônomo. O hatchback elétrico foi o escolhido para iniciar a operação da Motional, uma joint venture entre Hyundai e Aptiv, operando na cidade como um taxi autônomo, capaz de andar sozinho.
Para isso, o compacto foi equipado com mais de 30 sensores para identificar tudo o que está acontecendo ao seu redor e reagir de acordo. Terá um nível 4 de autonomia, o que significa que pode até andar pelas ruas sem qualquer intereferência do passageiro, porém ainda contará com volante e pedais, para que seja possível controlar o carro em uma emergência ou em uma situação em que o sistema não sabe como agir.
O taxi autônomo da Hyundai funcionará em parceria com a Uber, usando o aplicativo de mobilidade para requisitar o veículo da mesma forma que um carro com motorista. Caso exista uma unidade do Ioniq 5 perto, o cliente receberá a opção de optar pelo autônomo, enviando o automóvel para a local de encontro. Nenhuma das duas empresas disse se terá alguma diferença no valor cobrado.
Será parte de um acordo de 10 anos entre Uber e Motional e Las Vegas é apenas o primeiro passo. A próxima cidade será Los Angeles e existe a promessa de que estará na maioria das principais cidades em todos os Estados Unidos.
Este esforço da Hyundai não é o único entre as fabricantes. A General Motors, por exemplo, tem a Cruise, divisão que está trabalhando em carros autônomos e, no ano passado, recebeu uma autorização para iniciar uma operação semelhante em São Francisco. A Waymo, que era da Google, agora trabalha com a marca chinesa Zeekr para desenvolver uma van autônoma para entregas. A Volkswagen também está de olho, avaliando se vale a pena fazer uma ID. Buzz que ande sozinha. Até a Tesla anunciou planos de oferecer algo do tipo.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança