A Volkswagen já tinha confirmado que o Gol encerraria sua história de 42 anos no mercado brasileiro agora, no final de 2022. Os colegas da Quatro Rodas confirmaram que hoje, 23 de dezembro, será o último dia oficial de produção do hatch na linha de montagem de Taubaté (SP), onde ele foi fabricado desde o início.
A escolha da data foi proposital e pensada para estar alinhada com o planejamento de férias coletivas da fábrica. Os trabalhadores estarão fora de seus postos em Taubaté entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro de 2023. Entre os dias 3 e 6, a linha de montagem permanecerá parada.
O intuito é adequar a fábrica para às necessidades produtivas do novo Polo Track, que será o novo carro de entrada da marca por aqui. O modelo utiliza a plataforma MQB, modular e que a Volkswagen trabalha desde 2021 para viabilizá-la à estrutura de Taubaté. A partir de 9 de janeiro, a produção do Polo terá início, mas ainda de forma gradativa, operando em um turno apenas, enquanto o segundo turno entrará em férias coletivas também. Tal adaptação da linha faz parte dos R$ 7 bilhões de investimentos da marca na América Latina até 2026.
Enquanto a despedida se aproxima, vale lembrar que as 1.000 unidades da série especial de despedida do Volkswagen Gol, a Last Edition, não foram as últimas unidades do carro a saírem das linhas de montagem de Taubaté. Estas teriam sido produzidas entre outubro e novembro para atendem aos compradores.
Outras milhares de unidades do Gol convencional já teriam passado pela fábrica para atender outros pedidos. Tanto que o veterano hatch da VW ainda está disputando carro a carro com a Fiat Strada pela liderança de emplacamentos de veículos 0km no mercado brasileiro ao longo do mês de dezembro.
Apresentado na primeira metade de novembro, o novo VW Polo Track será a porta de entrada para a linha da marca no mercado brasileiro. A novidade já está em pré-venda e saindo por R$ 79.990. Será produzido em Taubaté (SP), ocupando o espaço do Gol não só no portfólio da Volkswagen, como também na linha de montagem. É construído com a mesma plataforma MQB-A0 do Polo reestilizado (que segue sendo feito em São Bernardo do Campo), herdando os bons atributos da arquitetura.
Visualmente, o Polo Track terá poucas diferenças na comparação com o modelo 2023 do hatch reestilizado. Mas vale destacar que o carro terá parachoque dianteiro exclusivo e mais alto. Segundo a Volkswagen, a medida foi tomada para aumentar o vão livre em relação ao solo, reforçando o caráter utilitário do modelo de entrada. Na traseira, o tampão terá somente a inscrição Track, não Polo.
O Polo Track 2023 virá de série com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas. As rodas são de 15 polegadas com calotas. A mecânica trará o motor 1.0 MPI flex de três cilindros, o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado. São 84 cv e 10,3 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com um câmbio manual de cinco marchas.
Fonte: Quatro Rodas
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