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Peugeot e Citroën preparam SUVs diferentes na mesma base para 2023 e 2024

Novo 2008 produzido na Argentina e C3 Aircross agitam engenharia da Stellantis para o lado francês

Avaliação: Peugeot 2008 PureTech 130 GT Line

Na América do Sul, Peugeot e Citroën ganharam força depois que se formou a Stellantis. Uma mudança de estratégia, muito guiada pelo conhecimento de mercado que a Fiat teve em décadas na região, fez as duas marcas do lado francês do grupo crescerem na região, inclusive no Brasil. E as duas preparam novidades dentro do segmento de SUVs para os próximos anos.

No ano que vem, a Citroën já falou diversas vezes que lançará o segundo produto de uma nova fase que começou com o novo C3, a C-Cubed. Já rodando no Brasil e na Índia, o por enquanto chamado de C3 Aircross é um SUV na plataforma CMP que terá muito do que conhecemos no hatch. Em comum, quer ser um carro mais barato que seus concorrentes diretos e contará com um diferencial bem interessante: 7 lugares.

Citroën C3 Aircross 2024 - Flagra

Citroën C3 Aircross 2024 - Flagra

É comum na Índia os SUVs compactos com 7 lugares. Para o Brasil, será um grande diferencial na categoria e pode incomodar inclusive o Chevrolet Spin na faixa de preço, mesmo este não sendo um SUV. Sua produção será em Porto Real (RJ), ao lado do C3, e a motorização ainda é um mistério. Poderá ser o primeiro da marca a usar o motor T200, 1.0 turbo da Stellantis, ou ser mais um a se render ao antigo 1.6 aspirado. Isso descobriremos nos próximos meses.

E da Argentina, um SUV esperado há anos...

Da Peugeot, temos o tão esperado 2008 em sua nova geração. Já na Europa há anos, desde 2019, e recentemente importado em versão 100% elétrica, está em estudos e desenvolvimento para a produção na Argentina, ao lado do hatch 208. Também fruto da base CMP, é mais refinado que o Citroën e não contará com 7 lugares, evitando uma briga dentro de casa.

Flagra: Novo Peugeot 2008 a combustão no Brasil

O Peugeot 2008, antes descartado, será produzido na Argentina. Unidades já rodam em testes no Brasil, com bastante camuflagem, mas indicam um estágio acelerado do desenvolvimento. O SUV deverá usar o motor 1.0 turbo da Stellantis com câmbio CVT, conjunto já em ação no Pulse e Fastback e, pelo estágio, podemos esperar esse carro para o final de 2023 e 2024.  

De qualquer forma, serão tempos agitados na Stellantis. A dupla francesa precisa de mais modelos nas lojas para criar volume, sem falar nos modelos das demais marcas, como a Fiat e Jeep, que também terão lançamentos fortes nos próximos anos. 

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