Após quase um ano de antecipação, a Bajaj finalmente deu início às suas operações no Brasil oficialmente hoje (15/12). A empresa indiana é a terceira maior montadora de motos do mundo e tem capacidade produtiva para 7 milhões de unidades por ano, além de ser parceira de desenvolvimento da KTM desde 2007.
A empresa desembarca no país por meio de uma subsidiária oficial, não uma representante independente. As 3 primeiras motos da Bajaj no Brasil, todas da linha Dominar, já estão sendo montadas em Manaus (AM) dentro da linha de montagem da Dafra, assim como a também indiana Royal Enfield já está fazendo. A empresa está neste momento posicionando seus produtos para o mercado de urbanas, com as Dominar 160 e 200, e tem a Dominar 400 com uma proposta de desempenho maior.
O modelo de entrada da Bajaj no Brasil será a Dominar 160. Pela cilindrada, preços e equipamentos, seu objetivo é claro: enfrentar a Honda CG 160 Titan. Além de rodas de liga leve e freio ABS na dianteira, seu motor ainda conta com radiador de óleo para auxiliar na refrigeração do propulsor.
A moto já traz de série itens como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha, marcador de combustível e assentos separados. A Dominar 160 já utiliza semi-guiões, suspensão traseira monoamortecida e garfo dianteiro invertido. Ela utiliza pneus 90/90 R17 na dianteira e 120/80 R 17 na traseira.
Com a Dominar 200, a Bajaj já busca os clientes que estão saindo dos modelos utilitários de entrada e em busca de motos 250, como Yamaha Fazer e Honda Twister. Seus dados de desempenho não ficam muito para trás da primeira, mas o preço é mais baixo. A marca apostará no custo benefício, pois a moto também traz uma lista de itens de série mais farta que algumas rivais.
Por exemplo: o motor já traz arrefecimento a líquido. Assim como a irmã menor, também tem suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida. Já conta com freios a disco nas duas rodas e sistema ABS. Equipamentos como conta-giros analógico, tela digital, indicador de marcha, marcador de combustível, semi-guidões e assentos separados. As roda de liga leve têm 17 polegadas e são calçadas por pneus 100/80 na frente e 130/70 atrás.
Se as Dominar 160 e 200 terão que "nadar maré acima" no Brasil, com a Dominar 400 a Bajaj tem uma grande vantagem a seu favor. Trata-se da moto na faixa das 400 cilindradas mais barata do país. Além disso, ao contrário de outras motos da categoria, ela não põe todas as suas fichas apenas em desempenho. A Dominar 400 quer mesclar à sua proposta um elemento de viagens de maior distância também.
Entre os equipamentos que suportam essa ideia estão itens como protetores de mão, bagageiro com pequeno encosto para garupa, protetores de motor e pernas, suporte para GPS e tomada USB no guidão. Seu painel já é totalmente digital e vem com duas telas: uma maior na posição tradicional mostrando velocímetro, conta-giros, computador de bordo e marcador de combustível; e outra menor no tanque com odômetro parcial, relógio e indicador de marchas.
Entre os demais itens de série, a Dominar 400 tem também suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida a disco nas duas rodas com sistema ABS, semi-guidões e assentos separados. As rodas de liga leve são de 17 polegadas com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira.
A Bajaj está chegando no Brasil com 5 concessionárias no momento iniciando as atividades hoje. Todas estão no estado de São Paulo, sendo 2 na capital, uma em Santo André, uma em Jundiaí e uma em Campinas. De acordo com a marca indiana, suas próximas concessionárias devem abrir em breve em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ). Quanto às motos, a empresa diz que "muitos modelos ainda estão por vir em 2023".
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