O segmento de hatches se manteve como o mais importante do mercado brasileiro em novembro. Com 61.540 unidades registradas – quase 1/3 do total comercializado no mês passado (191.944) -, a soma dos modelos das três categorias demonstrou um crescimento superior a 65% frente ao mesmo período de 2021 (37.198) e de quase 28% em relação a outubro (48.240).
Novamente foram os modelos de entrada os maiores responsáveis pela alta, especialmente o Mobi: com 8.724 unidades – quase 90% delas através de vendas diretas -, o Fiat jamais havia vendido tanto desde o seu lançamento em 2016. Até então, o recorde do hatch havia sido registrado em julho de 2021 (8.059). Com alta mais “modesta” (+66,5%), o Renault Kwid (6.182) foi o 2º.
Hatches Compactos I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
NOV/22 |
OUT/22 |
NOV/21 |
% NOV 22 |
% OUT 22 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT MOBI |
65501 |
8724 |
6741 |
638 |
58,47% |
52,57% |
29,42% |
1267,40% |
2º |
RENAULT KWID |
52309 |
6182 |
6041 |
3712 |
41,43% |
47,11% |
2,33% |
66,54% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
782 |
13 |
41 |
0 |
0,09% |
0,32% |
-68,29% |
- |
4º |
VW UP! |
16 |
1 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
118608 |
14920 |
12823 |
4351 |
100,00% |
100,00% |
16,35% |
242,91% |
Entre os modelos intermediários, o Hyundai HB20 (9.457), veículo mais vendido no país em novembro, completou três meses seguidos no topo e com ótima vantagem sobre o Fiat Argo (7.737), terceiro no último ranking. Numa disputa acirradíssima pelo terceiro lugar, vitória do Chevrolet Onix sobre o VW Gol por apenas 73 unidades (7.393 x 7.320).
Oitavo colocado em outubro, o Peugeot 208 (3.978) subiu três posições graças a um crescimento superior a 140% nos últimos doze meses. Em seu melhor desempenho desde fevereiro de 2014 (2.936), o Citroën C3 (3.191) veio na sequência. Sétimo, o Toyota Yaris Hatch (2.365) chegou ao 10º mês seguido acima das 2 mil unidades.
Após um ano seguido sem ultrapassar a casa das mil unidades, o recém-renovado VW Polo foi o preferido por 2.152 consumidores, quase 800 unidades a mais do que o Honda City Hatch (1.381). Oficialmente aposentado pela marca – agora é comercializado apenas o Stepway -, o Renault Sandero (1.341) teve seu melhor momento desde julho do ano passado (1.406).
Hatches Compactos II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
NOV/22 |
OUT/22 |
NOV/21 |
% NOV 22 |
% OUT 22 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
89286 |
9457 |
9084 |
5540 |
20,40% |
25,68% |
4,11% |
70,70% |
2º |
FIAT ARGO |
57285 |
7737 |
6628 |
6340 |
16,69% |
18,74% |
16,73% |
22,03% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
75745 |
7393 |
7768 |
9325 |
15,95% |
21,96% |
-4,83% |
-20,72% |
4º |
VW GOL |
63441 |
7320 |
3099 |
6866 |
15,79% |
8,76% |
136,21% |
6,61% |
5º |
PEUGEOT 208 |
28134 |
3978 |
1232 |
1653 |
8,58% |
3,48% |
222,89% |
140,65% |
6º |
CITROËN C3 |
7564 |
3191 |
2620 |
0 |
6,88% |
7,41% |
21,79% |
- |
7º |
TOYOTA YARIS |
23395 |
2365 |
2254 |
1286 |
5,10% |
6,37% |
4,92% |
83,90% |
8º |
VW POLO |
5306 |
2152 |
740 |
579 |
4,64% |
2,09% |
190,81% |
271,68% |
9º |
HONDA CITY HATCH |
14609 |
1381 |
1322 |
0 |
2,98% |
3,74% |
4,46% |
- |
10º |
RENAULT SANDERO |
9309 |
1341 |
588 |
578 |
2,89% |
1,66% |
128,06% |
132,01% |
11º |
JAC E-JS1 |
591 |
37 |
27 |
23 |
0,08% |
0,08% |
37,04% |
60,87% |
12º |
FIAT UNO |
778 |
5 |
10 |
97 |
0,01% |
0,03% |
-50,00% |
-94,85% |
13º |
VW FOX |
59 |
1 |
1 |
320 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-99,69% |
|
|
375502 |
46358 |
35373 |
32607 |
100,00% |
100,00% |
31,05% |
42,17% |
Já na faixa de modelos mais caros, o Mini Cooper (93) interrompeu oito meses consecutivos de liderança do Chevrolet Cruze Sport6 (78), que teve seu pior resultado desde fevereiro (54). Completando o pódio, o Nissan Leaf (63) registrou seu melhor desempenho em 2022. Com apenas dois emplacamentos, o Mercedes Classe A assumiu a lanterna.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
NOV/22 |
OUT/22 |
NOV/21 |
% NOV 22 |
% OUT 22 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
777 |
93 |
69 |
94 |
35,50% |
30,80% |
34,78% |
-1,06% |
2º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1331 |
78 |
107 |
84 |
29,77% |
47,77% |
-27,10% |
-7,14% |
3º |
NISSAN LEAF |
341 |
63 |
9 |
12 |
24,05% |
4,02% |
600,00% |
425,00% |
4º |
BMW SÉRIE 1 |
81 |
12 |
18 |
1 |
4,58% |
8,04% |
-33,33% |
1100,00% |
5º |
BMW i3 |
120 |
10 |
11 |
10 |
3,82% |
4,91% |
-9,09% |
0,00% |
6º |
FIAT 500E |
196 |
4 |
4 |
32 |
1,53% |
1,79% |
0,00% |
-87,50% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
53 |
2 |
6 |
7 |
0,76% |
2,68% |
-66,67% |
-71,43% |
|
|
2899 |
262 |
224 |
240 |
100,00% |
100,00% |
16,96% |
9,17% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal