O Volkswagen Nivus caminha para seu terceiro ano no mercado, então ainda falta um tempo para que receba uma renovação visual. No entanto, uma unidade apareceu em testes, cobrindo a frente e a traseira, como publicado pelo jornalista Jorge Moraes, que diz que este pode ser o esperado Nivus GTS com motor 1.4 turbo. Olhando bem, não deve ser o caso, pois parece muito mais ser uma nova configuração mais básica, como existe na Argentina.
Os rumores sobre o Nivus GTS seguem circulando na indústria, por isso alguns até acreditam que este protótipo do SUV-cupê poderia ser a mula de testes desta versão. Só que, ao olhar para as rodas, podemos ver o freio a disco na dianteira, mas nada na traseira. É uma indicação de que está freio a tambor, algo bem diferente da linha atual do Nivus no Brasil, com discos nas quatro rodas. Não tem como uma versão esportiva, que será a mais cara disponível para o utilitário, vir sem este item, disponível das demais variantes, além das rodas menores.
Não seria difícil para a Volkswagen criar uma versão mais barata do Nivus porque ela já é produzida e exportada para a Argentina. É a configuração Nivus 170TSI que, como diz o nome, troca o 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm por uma versão menos potente, que no caso do modelo no país hermano, gera 95 cv e 16,8 kgfm. Sim, é mais fraco até do que o Polo reestilizado, embora o torque seja o mesmo. O resto da linha do Nivus por lá usa a variante deste motor com 116 cv e 20,4 kgfm, o mesmo que aqui no Brasil – a diferença é que no nosso chega a 128 cv com etanol, mas tem os mesmos 116 cv com gasolina.
Pode não ser exatamente o mesmo vendido na Argentina, substituindo a transmissão manual por uma automática como no Polo, por conta na queda na demanda por carros manuais. E até seria possível oferecer as duas caixas, aumentando a linha do Nivus para quatro configurações, atingindo uma faixa maior de clientes e atraindo quem estava olhando para o Fiat Pulse nas versões mais básicas. Afinal, o T-Cross tem as versões Sense e 200 TSI como as mais acessíveis, com a primeira sendo mais barata do que o Nivus Comfortline.
O modelo argentino ainda pode indicar a lista de equipamentos. Vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, roda de liga leve de 16 polegadas, painel de instrumentos digital de 8 polegadas e mais.
Há espaço na linha do Nivus em questão de preço. A variante Comfortline hoje custa R$ 124.100, enquanto o Polo mais caro é comercializado por R$ 109.990. Tirando equipamentos o suficiente, seria possível oferecer um Nivus TSI (ou Sense), por algo em torno de R$ 115 mil, ampliando o alcance do SUV compacto no mercado, seu leque de clientes e, lógico, as vendas.
Mas, e se Moraes estiver correto e este for uma mula do Nivus GTS. Neste caso, o SUV-cupê deve repetir a estratégia do Polo GTS, adotando o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de 6 marchas e com uma calibração específica. O visual seria modificado com a adição de uma faixa vermelha na grade dianteira e a mesma cor para as costuras internas. Seria uma boa forma de enfrentar o futuro Fiat Fastback Abarth, agendado para o ano que vem.
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