No começo de outubro a Honda revelou na Europa a nova geração da Hornet. A moto ganhou nova vida por lá, mas ainda tentando servir como uma esportiva sem carenagens de média cilindrada mais acessível. Enquanto ainda não temos nenhuma confirmação sobre a comercialização da moto por aqui, algumas pistas já começaram a surgir.
Registros do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mostraram que a Honda já registrou a nova Hornet no Brasil. O nome completo que a moto recebeu lá fora foi Honda CB 750 Hornet. Na Inglaterra, ela está saindo por 6.999 libras esterlinas, o que se traduz em cerca de R$ 44.643. Mas, caso a moto realmente venha para cá, qual seria um valor mais realista para a nova Hornet para o Brasil?
Apresentada há pouco mais de dois meses, a nova Honda CB 750 Hornet recebeu bem mais que um novo visual. A moto perdeu o icônico motor de 4 cilindros em linha em favor de um motor de 2 cilindros paralelos 750. Ele tem comando no cabeçote para as 8 válvulas, arquitetura totalmente nova, refrigeração a líquido, com 755 cm³ de capacidade, mancais que separam os ciclos de combustão em 270 graus e comando único de válvulas. O diâmetro dos cilindros é de 87mm e o curso é de 63,5mm.
Este novo propulsor é capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Com isso, a Honda declara que a nova CB 750 Hornet 2023 tem velocidade máxima de 205 km por hora. A nova geração da esportiva está utilizando um câmbio de 6 velocidades. A embreagem tem acionamento assistido e é do tipo deslizante. Esse conjunto mecânico também será utilizado na nova Transalp, que será uma opção mais aventureira à atual crossover da empresa, a NC 750X.
A suspensão utiliza um garfo Showa SFF-BP invertido com 41mm de diâmetro nos turbos e 130mm de curso. Na traseira, há um amortecedor monochoque e um braço oscilante do tipo Pro-Link que oferece 150 mm de curso. A frenagem é duas pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente na frente, com discos de freio de 296 mm de diâmetro. Uma de pistão único com disco de 240 mm. A nova Honda CB750 Hornet 2023 também vem com ABS de dois canais e rodas de alumínio fundido de 17 polegadas. O peso em ordem de marcha da nova Honda CB 750 Hornet 2023 é de 190 kg. A distância entre eixos é de 1.420 mm e a altura do assento é de 795 mm.
A Honda CB 750 Hornet 2023 tem acelerador eletrônico, o que torna possível oferecer quatro modos diferentes de condução: Standard, Sport, Rain, e User, variando a entrega de potências do motor, freio motor, controle de tração e do controle que evita empinadas não desejadas.
O painel de instrumentos tem tela TFT de 5 polegadas traz até indicador para mudança de marcha (shift light). Além disso, o sistema Honda Smartphone Voice Control é compatível tanto com dispositivos Android quanto iOS, prometendo conexão via bluetooth com smartphone. A tecnologia já está disponível no Brasil na CB 1000R.
Vale novamente o recado: o registro da nova Hornet no Brasil não significa que a moto será comercializada por aqui. Mesmo que a última patente da Honda em nosso mercado tenha resultado na nova CB 300F Twister. No entanto, podemos fazer um exercício de suposição baseado na comparação com outros mercados que comercializam motos que temos em nosso país.
Como o preço foi anunciado na Inglaterra, a moto mais próxima da Hornet em preço e proposta por lá é a CB 650R. Naquele país a Neo Sports Café da Honda está saindo por 7.699 libras esterlinas, ou cerca de R$ 49.701. Ou seja, a Hornet tem um posicionamento mais barato que o da CB 650R. A diferença de preço entre as duas é de 9,8%.
Olhando os preços por aqui, a Honda CB 650R está saindo oficialmente por R$ 51.100 sem frete. Aplicando-se a mesma diferença de valores entre ela e a nova Honda CB 750 Hornet na Inglaterra por aqui também, um bom ponto inicial para se ter uma ideia de preço por aqui é de que a novidade chegaria por cerca de R$ 46 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025