O lançamento da nova geração da Chevrolet Montana na última semana, após uma longa espera, marcou o retorno da marca ao segmento de picapes menores que as médias. Se antes a Montana era um modelo compacto, agora ela passa a ter um porte intermediário e competirá com os outros dois nomes no segmento.
Eles são a Fiat Toro e a Renault Oroch. Desde o lançamento da primeira, houve uma clara dominância da Fiat no segmento, com a Renault em segundo plano. Agora, com a Chevrolet Montana chegando a partir do ano que vem às lojas, como será que as três se comparam em termos objetivos?
Até o momento, a Chevrolet revelou os preços apenas para 2 configurações da da Montana: LTZ e Premier. Elas estão custando respectivamente R$ 134.490 e R$ 140.490. Fica a ressalva que, dentro da linha da marca, ainda há espaço para versões mais básicas (como LS e LT) e os valores informados podem ser apenas para o período de pré-venda.
Para a comparação, utilizaremos como base a versão Premier da Montana, a mais completa que a Chevrolet oferecerá. Em sua faixa de preço, ela concorrerá com a Fiat Toro Endurance 1.3 turbo flex automática e com a Renault Oroch mais completa também, na versão Outsider 1.3 turboflex automática CVT. No caso da Oroch, é a única versão disponível com motor turbo que se compara em maior igualdade com as rivais.
Versão | Preço |
Chevrolet Montana Premier | R$ 140.490 |
Fiat Toro Endurance T270 | R$ 143.500 |
Renault Oroch Outsider | R$ 145.700 |
Agora utilizando a plataforma do Tracker, a nova Chevrolet Montana cresceu. Apesar de apenas algumas das medidas da nova Montana terem sido divulgadas já é possível ter uma ideia de como ela se situará na comparação com as rivais. A nova Monta tem 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,80 m de largura, enquanto a caçamba tem capacidade para 874 litros.
Para efeitos de comparação tomamos exatamente as mesmas medidas de Fiat Toro e Renault Oroch. A Toro tem 4,94 m de comprimento, 22 cm a mais, e 1,84 m de largura, enquanto a caçamba carrega 937 litros. Como vimos desde os primeiros flagras, a novidade está bem mais próxima da Oroch e seus 4,71 m, porém com mais espaço para carga, pois o modelo da Renault tem capacidade para 683 litros. Dessa forma, a Montana ficaria exatamente entre a Toro e a Oroch, ao menos nas medidas.
Medidas | Chevrolet Montana | Fiat Toro | Renault Oroch |
Comprimento | 4,72 m | 4,94 m | 4,71 m |
Largura | 1,80 m | 1,84 m | 1,82 m |
Capacidade da caçamba | 874 litros | 937 litros | 683 litros |
Entre as 3 picapes intermediárias do mercado brasileiro, a Montana é a única a oferecer apenas uma opção de motorização. Será o mesmo 1.2 turbo flex de três cilindros encontrado sob o capô do Chevrolet Tracker em sua configuração mais completa. Ele entrega os mesmos 133 cv de potência e torque de 21,4 kgfm, mesmos números do SUV. De acordo com a marca, traz uma calibração específica para a picape.
As duas configurações oferecidas na pré-venda são equipadas com um câmbio automático de 6 marchas, como no SUV. Com isso a Chevrolet está prometendo um consumo de até 13,3 km/l de gasolina na estrada. Para comparação, o mesmo número para a Toro Endurance 1.3 turboflex é de 11,6 km/l, mas entrega até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Para a Renault Oroch Outsider 1.3 turboflex, os números são respectivamente 11 km/l, 170 cv e 27,5 kgfm.
Picape | Potência | Torque | Consumo rodoviário (G) |
Chevrolet Montana Premier | 133 cv | 21,4 kgfm | 13,3 km/l |
Fiat Toro Endurance | 185 cv | 27,5 kgfm | 11,6 km/l |
Renault Oroch Outsider | 170 cv | 27,5 kgfm | 11 km/l |
Por enquanto, a Chevrolet revela somente uma lista mais genérica dos equipamentos que estarão na nova Montana, sem especificar o conteúdo de cada versão. Então seria injusto com as rivais comparar os itens de série sem ter todos confirmados. O que pode ser dito é que a nova Montana poderá ser acompanhada por equipamentos como 6 airbags, conexão Wi-Fi, chave presencial, conectividade sem fio para Android Auto e Apple Car Play, acendimento automático de faróis, sensor e câmera de ré, som JBL, rodas de 17 polegadas e alerta de ponto cego, entre outros. A Premier topo de linha terá entre as exclusividades faróis de LED e sensor de ponto cego.
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