Com mais de 2,5 milhões de veículos novos comercializados em outubro – acima do total previsto para todo o ano de 2022 no Brasil -, o mercado chinês completou cinco meses consecutivos em alta, De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, este resultado foi 7,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
O acumulado dos dez primeiros meses, de quase 22 milhões de unidades, já é quase 5% melhor do que em 2021. O destaque de outubro, mais uma vez, foi a BYD: com 205.439 unidades, 131% acima do registrado há doze meses, a montadora local registrou seu novo recorde de vendas pelo 6º mês consecutivo.
De quebra, esta foi a 2ª liderança da marca no ano – a outra foi em abril. Preferida desde então, a Volkswagen (193.721) registrou uma leve retração (-2%), mas manteve uma vantagem muito confortável sobre a Toyota (155.518). Primeira fora do top 10, a BMW (53.693) reassumiu a posição de honra entre as marcas premium.
POS. |
MARCA |
OUT.22 |
% PART. 2022 |
OUT.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
BYD |
205.439 |
8,2% |
88.898 |
3,8% |
131,1% |
2º |
VW |
193.721 |
7,7% |
197.496 |
8,5% |
-1,9% |
3º |
TOYOTA |
155.518 |
6,2% |
133.170 |
5,7% |
16,8% |
4º |
HONDA |
105.109 |
4,2% |
140.951 |
6,0% |
-25,4% |
5º |
CHANGAN |
99.856 |
4,0% |
85.331 |
3,7% |
17,0% |
6º |
GEELY |
95.531 |
3,8% |
86.290 |
3,7% |
10,7% |
7º |
NISSAN |
75.226 |
3,0% |
80.156 |
3,4% |
-6,2% |
8º |
WULING |
68.545 |
2,7% |
93.609 |
4,0% |
-26,8% |
9º |
GAC |
58.132 |
2,3% |
47.504 |
2,0% |
22,4% |
10º |
BUICK |
54.508 |
2,2% |
82.103 |
3,5% |
-33,6% |
11º |
BMW |
53.693 |
2,1% |
52.709 |
2,3% |
1,9% |
12º |
HAVAL |
51.529 |
2,1% |
62.593 |
2,7% |
-17,7% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
50.642 |
2,0% |
56.580 |
2,4% |
-10,5% |
14º |
AUDI |
43.730 |
1,7% |
37.651 |
1,6% |
16,1% |
15º |
CHERY |
42.420 |
1,7% |
69.634 |
3,0% |
-39,1% |
16º |
DONGFENG |
29.215 |
1,2% |
46.294 |
2,0% |
-36,9% |
17º |
HONGQI* |
29.021 |
1,2% |
- |
- |
- |
18º |
HYUNDAI* |
21.635 |
0,9% |
- |
- |
- |
19º |
ROEWE |
20.010 |
0,8% |
51.276 |
2,2% |
-61,0% |
20º |
FORD* |
19.166 |
0,8% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.505.000 |
100,0% |
2.333.000 |
100,0% |
7,4% |
|
ACUMULADO |
21.975.000 |
100,0% |
20.970.000 |
100,0% |
4,8% |
O resultado espetacular da BYD teve reflexo no ranking de modelos, com o Song Plus – já em pré-venda no Brasil – garantindo uma inédita liderança com 56.138 unidades (recorde), quase 17 mil unidades a mais do que o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (41.255), 3º colocado nos últimos dois meses. Líder no acumulado, o Nissan Sentra/Sylphy (40.504) completou o pódio.
Atrás do VW Lavida (32.540), único entre os cinco primeiros com queda nas vendas (-7,4%), o Han (31.468) foi outro dos modelos da BYD com recorde em outubro, algo que também se repetiu com o Yuan Plus (20.418), 11º, outro representante da marca que está chegando ao mercado brasileiro. Dupla de sedãs da Toyota, Camry (22.471) e Corolla (20.798) completaram o top 10. Líder em outubro, o Tesla Model Y (14.391) desta vez foi apenas o 28º.
POS. |
MODELO |
OUT.22 |
% PART. 2022 |
OUT.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
BYD SONG |
56.138 |
2,2% |
23.313 |
1,0% |
140,8% |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
41.255 |
1,6% |
39.128 |
1,7% |
5,4% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
40.504 |
1,6% |
39.809 |
1,7% |
1,7% |
4º |
VW LAVIDA |
32.540 |
1,3% |
35.124 |
1,5% |
-7,4% |
5º |
BYD HAN* |
31.468 |
1,3% |
- |
- |
- |
6º |
HAVAL H6 |
29.611 |
1,2% |
27.341 |
1,2% |
8,3% |
7º |
BYD QIN PLUS |
29.593 |
1,2% |
25.908 |
1,1% |
14,2% |
8º |
BYD DOLPHIN* |
25.240 |
1,0% |
- |
- |
- |
9º |
TOYOTA CAMRY |
22.471 |
0,9% |
26.121 |
1,1% |
-14,0% |
10º |
TOYOTA COROLLA |
20.798 |
0,8% |
19.738 |
0,8% |
5,4% |
11º |
BYD YUAN PLUS* |
20.418 |
0,8% |
- |
- |
- |
12º |
VW BORA |
19.718 |
0,8% |
20.915 |
0,9% |
-5,7% |
13º |
GEELY EMGRAND |
18.760 |
0,7% |
17.585 |
0,8% |
6,7% |
14º |
TOYOTA LEVIN* |
17.871 |
0,7% |
- |
- |
- |
15º |
HONDA ACCORD |
17.734 |
0,7% |
22.201 |
1,0% |
-20,1% |
16º |
HONDA CR-V* |
17.071 |
0,7% |
- |
- |
- |
17º |
BYD TANG* |
16.989 |
0,7% |
- |
- |
- |
18º |
VW SAGITAR |
16.686 |
0,7% |
27.180 |
1,2% |
-38,6% |
19º |
VW PASSAT |
16.523 |
0,7% |
12.053 |
0,5% |
37,1% |
20º |
CHANGAN CS75 |
16.350 |
0,7% |
20.539 |
0,9% |
-20,4% |
21º |
TOYOTA RAV4 |
16.064 |
0,6% |
21.026 |
0,9% |
-23,6% |
22º |
CHANGAN EADO |
15.262 |
0,6% |
13.113 |
0,6% |
16,4% |
23º |
NISSAN QASHQAI* |
14.930 |
0,6% |
- |
- |
- |
24º |
VW TIGUAN L |
14.745 |
0,6% |
18.034 |
0,8% |
-18,2% |
25º |
GAC AION S* |
14.507 |
0,6% |
- |
- |
- |
26º |
GEELY XINGYUE |
14.506 |
0,6% |
12.053 |
0,5% |
20,4% |
27º |
HONDA CIVIC |
14.487 |
0,6% |
18.416 |
0,8% |
-21,3% |
28º |
TESLA MODEL Y |
14.391 |
0,6% |
25.538 |
1,1% |
-43,6% |
29º |
GEELY XINGYUE L* |
14.252 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
GEELY BINYUE |
14.221 |
0,6% |
13.183 |
0,6% |
7,9% |
31º |
BUICK VERANO* |
13.474 |
0,5% |
- |
- |
- |
32º |
VW MAGOTAN* |
13.362 |
0,5% |
- |
- |
- |
33º |
BMW SÉRIE 5 L |
13.306 |
0,5% |
14.319 |
0,6% |
-7,1% |
34º |
BUICK GL8 |
13.113 |
0,5% |
15.947 |
0,7% |
-17,8% |
35º |
CHANGAN UNI-V* |
12.861 |
0,5% |
- |
- |
- |
36º |
GAC AION Y* |
12.615 |
0,5% |
- |
- |
- |
37º |
VW THARU |
12.340 |
0,5% |
13.042 |
0,6% |
-5,4% |
38º |
GEELY BOYUE |
12.203 |
0,5% |
17.352 |
0,7% |
-29,7% |
39º |
NISSAN TEANA |
12.068 |
0,5% |
15.878 |
0,7% |
-24,0% |
40º |
CHANGAN LUMIN* |
12.009 |
0,5% |
- |
- |
- |
41º |
MERCEDES GLC |
11.983 |
0,5% |
17.128 |
0,7% |
-30,0% |
42º |
TOYOTA WILDLANDER* |
11.830 |
0,5% |
- |
- |
- |
43º |
NETA V* |
11.721 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
MERCEDES CLASSE E L |
11.695 |
0,5% |
17.565 |
0,8% |
-33,4% |
45º |
MERCEDES CLASSE C L |
11.655 |
0,5% |
12.915 |
0,6% |
-9,8% |
46º |
HONGQI HS5* |
11.636 |
0,5% |
- |
- |
- |
47º |
WULING HONGGUANG |
11.615 |
0,5% |
37.943 |
1,6% |
-69,4% |
48º |
CHANGAN CS55 |
11.576 |
0,5% |
20.233 |
0,9% |
-42,8% |
49º |
BYD SEAL* |
11.267 |
0,4% |
- |
- |
- |
50º |
HONDA BREEZE |
10.877 |
0,4% |
16.861 |
0,7% |
-35,5% |
Observação: números de outubro/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta