O grupo JTZ é um braço da J.Toledo criado para assumir o controle no Brasil das marcas Haojue e Kymco, enquanto a empresa principal continua administrando a operação da Suzuki no Brasil. A Haojue é chinesa e tem foco em modelos de baixa cilindrada, enquanto a segunda opera por aqui somente no segmento de scooters. Já a Suzuki oferece apenas modelos de média cilindrada ou superiores.
Durante a apresentação da Haojue DK 160 Fi, a JTZ deixou um teaser onde mostrava apenas uma silhueta de uma moto com toques de esportividade. Agora, por meio de uma postagem nas redes sociais, ficou confirmado que se trata da marca Zontes, empresa chinesa fundada em 2003 que já opera também no mercado Europeu e até no Latino Americano. Com a confirmação e vendo a linha de produtos da Zontes, é provável que a nova marca cubra o espaço entre as operações da Haojue e da Suzuki.
Sabendo do catálogo de motos que a Zontes oferece globalmente, a silhueta antecipada pela JTZ mostrava veladamente o modelo 310V. Tanto em porte quanto em características técnicas, a moto estaria mais próxima de uma Yamaha MT-03 do que de modelos como a Fazer 250 ou ainda a Honda CB 300F Twister que deve chegar em 2023 ao mercado. Na postagem, a empresa disse apenas que "estamos chegando!".
Se a primeira moto da Zontes no Brasil for a 310V de fato, já é possível saber algumas de suas características técnicas. Lá fora, a moto faz uso de propulsor monocilíndrico de 311,7 cm3 com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica de combustível Bosch. Ele ainda possui comando duplo de válvulas no cabeçote. Com isso, ele seria capaz de entregar 35,4 cv de potência a 9.500 rpm e 3 kgfm de torque a 7.500 rpm. A transmissão é mecânica de seis velocidades.
Nas medidas, a Zontes 310V tem 2.051 mm de comprimento, 835 mm de largura e 1.488 mm de entre eixos. A altura do assento em relação ao solo é de 807 mm. O tanque de combustível tem capacidade para acomodar até 14 litros de gasolina, enquanto o peso em ordem de marcha declarado para a moto é de 157 kg.
Para a suspensão, a Zontes 310V tem garfo telescópico invertido na dianteira e amortecedor único na traseira. As rodas são de liga leve com 17 polegadas de diâmetro e estão calçadas por pneus de medida 110/70 na frente e 180/55 atrás. Os freios são a disco nas duas rodas, tendo 300 mm e 230 mm de diâmetro, respectivamente.
Entre os principais itens de série lá fora, a moto já conta com freios ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, tomada USB, chave presencial e painel de instrumentos digital com tela TFT colorida. Em Portugal, o preço da Zontes 310V parte de 5.033 euros ou cerca de R$ 27,4 mil na conversão direta da moeda. No entanto, a linha 310 da Zontes na Europa e em outros países é bem completa, trazendo ainda opções aventureiras e esportivas com a mesma plataforma.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar