Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea - confirmam que o mercado automotivo Brasil registrou números positivos em outubro na comparação com o mesmo mês de 2021. Segundo informado, indicadores de licenciamento e exportação alcançaram crescimento e reforçaram a expectativa de o mercado fechará 2022 com números totais acima do balanço de 2021.
De acordo a entidade, foram licenciados 180,9 mil veículos em outubro, o que representa avanço de aproximadamente 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês de setembro, porém, foi registrado recuo de 6,7%, explicado pela redução de 1 dia útil e pelas manifestações que paralisaram rodovias no país no dia 31 de outubro. Só neste dia, a associação estima que entre 6 mil e 9 mil veículos deixaram de ser licenciados.
No acumulado do ano o mercado ainda está 3,2% abaixo do montante de 2021, mas a Anfavea segue com otimismo. A entidade estima que as vendas terão alta importante no último bimestre do ano e serão decisivas para bater a meta de 2,140 milhões de unidades comercializadas, ou seja, acima dos números de 2021.
“Nossa projeção anual é de 2,14 milhões de unidades. É muito provável que iremos atingir nos últimos dois meses os 456 mil veículos que faltam para o total estimado”, afirma Márcio Leite, presidente da Anfavea. O avanço será modesto, de apenas 1%, mas bastante comemorado levando em conta os desafios enfrentados durante o ano, principalmente paralisações de fábricas, escassez de componentes e rodovias interditadas.
O setor de exportações também deverá fechar o ano com números positivos e já soma alta de 32,4%. A Argentina, um dos principais destinos da produção nacional, enfrenta dificuldades internas, mas o envio de lotes para outros países, como Chile, Colômbia e México, foi suficiente para compensar a queda do país vizinho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos