Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea - confirmam que o mercado automotivo Brasil registrou números positivos em outubro na comparação com o mesmo mês de 2021. Segundo informado, indicadores de licenciamento e exportação alcançaram crescimento e reforçaram a expectativa de o mercado fechará 2022 com números totais acima do balanço de 2021.
De acordo a entidade, foram licenciados 180,9 mil veículos em outubro, o que representa avanço de aproximadamente 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao mês de setembro, porém, foi registrado recuo de 6,7%, explicado pela redução de 1 dia útil e pelas manifestações que paralisaram rodovias no país no dia 31 de outubro. Só neste dia, a associação estima que entre 6 mil e 9 mil veículos deixaram de ser licenciados.
No acumulado do ano o mercado ainda está 3,2% abaixo do montante de 2021, mas a Anfavea segue com otimismo. A entidade estima que as vendas terão alta importante no último bimestre do ano e serão decisivas para bater a meta de 2,140 milhões de unidades comercializadas, ou seja, acima dos números de 2021.
“Nossa projeção anual é de 2,14 milhões de unidades. É muito provável que iremos atingir nos últimos dois meses os 456 mil veículos que faltam para o total estimado”, afirma Márcio Leite, presidente da Anfavea. O avanço será modesto, de apenas 1%, mas bastante comemorado levando em conta os desafios enfrentados durante o ano, principalmente paralisações de fábricas, escassez de componentes e rodovias interditadas.
O setor de exportações também deverá fechar o ano com números positivos e já soma alta de 32,4%. A Argentina, um dos principais destinos da produção nacional, enfrenta dificuldades internas, mas o envio de lotes para outros países, como Chile, Colômbia e México, foi suficiente para compensar a queda do país vizinho.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela