A Copa do Mundo do Catar 2022 começa hoje (20) e um dos destaques fora de campo são os ônibus que transportam as delegações das 32 seleções participantes. Enquanto na última Copa de 2018 foram usados ônibus da Hyundai, na Copa do Mundo da Alemanha em 1974 havia modelos da Mercedes – e um deles é conservado até hoje no museu da marca das três estrelas. E o mais interessante era o que os modelos de 48 anos atrás traziam.
Este ônibus das fotos se trata de um Mercedes-Benz O 302 que foi usado na Copa do Mundo de 1974, realizado na Alemanha Ocidental – época em que o país ainda era dividido por conta da Guerra Fria. A marca alemã aproveitou o grande evento mundial no quintal de casa para destacar seus ônibus, que receberam uma pintura especial num tom de amarelo, que acabava combinado com a cor da bandeira de cada país participante que ficava logo por cima. À época, eram 16 seleções disputando a Copa em vez das 32 de hoje.
Voltando a parte visual, cada um dos 16 ônibus contava ainda com a bandeira do respectivo país no teto, na parte dianteira do veículo. Era comum a todos os veículos ainda a inscrição “WM 74”, uma abreviação para Weltmeisterschaft 74 (Copa do Mundo 1974, traduzido do alemão). Outro detalhe interessante é que sobre o vidro traseiro ficava a inscrição WM 74 e os mascotes da Copa do Mundo daquele ano, os garotos sorridentes Tip e Tap, que representavam a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental – uma forma de tentar transmitir um espírito de união entre as duas Alemanhas no clima amistoso de Copa do Mundo.
Porém o mais interessante é o que tinha dentro desses ônibus O 302 usados no mundial de 1974, sendo que o modelo das imagens é uma réplica perfeita do modelo usado pela Alemanha Ocidental. Para se ter ideia, cada unidade trazia uma torneira de cerveja – algo impensável para os dias atuais no futebol moderno, principalmente quando lembramos que o governo do Catar proibiu a venda de cerveja nos arredores dos estádios da Copa de 2022.
Voltando ao ônibus, cada assento tinha um cinzeiro individual para os integrantes fumarem seus cigarros tranquilamente, enquanto que um toca-fitas da Blaupunkt era também padrão. A suspensão era a ar para garantir o conforto.
Os assentos eram bem anos 1970, combinando tecido vermelho e laranja, enquanto uma capa branca ficava sobre o encosto de cabeça. Segundo a própria Mercedes, todos os jogadores da seleção da Alemanha Ocidental tinham assentos marcados no ônibus, que contavam ainda com sistema de ar-condicionado – um grande luxo para a época.
Como dissemos, o ônibus O 302 no Museu da Mercedes não é um exemplar original, já que várias unidades acabaram perdendo sua pintura especial e voltaram ao serviço de transporte do país. Por isso a Mercedes acabou não conseguindo encontrar um exemplar autêntico e acabou construído uma réplica idêntica para recuperar sua história no mundial de 74.
A Mercedes lançou o ônibus O 302 no mercado no início de 1965 e fez mais de 32.000 unidades durante seu período de produção. Na época, os clientes podiam optar por motores diesel naturalmente aspirados de quatro e seis cilindros, cuja potência variava de 125 cavalos a 236 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado