Há anos que falamos sobre a próxima geração do Porsche Macan, que terá uma versão totalmente elétrica, mas que só vai começar a chegar para os clientes em 2024. O plano original era colocar o SUV elétrico nas lojas ainda em 2023, porém decidiu adiar o modelo por conta dos problemas encontrados pela Cariad, divisão de software do Grupo Volkswagen. Para aliviar a espera, a fabricante divulgou algumas informações preliminares sobre o utilitário.
Como reportamos anteriormente, o Macan EV adotará a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida junto com a Audi. A versão mais potente terá 610 cv e mais de 100 kgfm de torque, usando dois motores e com tração integral. A PPE também foi criada para permitir variantes com um único motor montado no eixo traseiro.
Enquanto o peso continua a ser um mistério, sabemos uqe terá uma distribuição de 48% na frente e 52% na traseira. O par de motores elétricos será abastecido por um conjunto de baterias de íon-lítio com uma capacidade nominal de 100 kWh (96 a 98 kWh de capacidade real). Graças à arquitetura de 800V, os proprietários do Macan EV poderão recarregar as 12 células prismáticas com um carregador com mais de 270 kW.
A Porsche disse aos nossos colegas do InsideEVs que o carro não terá uma versão com baterias menores e que um conjunto maior não seria suportado pela plataforma. A autonomia é outro segredo guardado pela empresa. Por outro lado, a fabricante diz que uma recarga de 5 a 80% levará apenas 25 minutos. Para melhorar o tempo de recarga, a engenharia da Porsche criou uma solução para a bateria que faz com que funcione melhor como carregadores de 400V, dividindo o conjunto de 800V no meio.
Outrs detalhes confirmados são que o Macan elétrico terá um diferencial blocante montado no eixo traseiro e o ângulo da direção será 15% maior, fazendo com que seja mais fácil de manobrar. Pelo mesmo motivo, terá um sistema de esterçamento das rodas traseiras a até 5° em velocidades abaixo de 80 km/h.
Apesar de ter dito que o novo Porsche Macan seria somente elétrico, tempos depois a fabricante alemã corrigiu a informação e disse que ele irá conviver com a variante com motor a combustão por mais alguns anos.
Fonte: Inside EVs, Autocar
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