A divisão de automóveis da Honda comemora nesta semana 30 anos de atuação comercial no Brasil e 25 anos de produção em solo nacional. A trajetória da empresa por aqui foi iniciada em 1992 com a importação do sedã Accord e na sequência, em 1997, estabelecida a fabricação local com 20 unidades do Honda Civic, então na sexta geração. A divisão de motocicletas, vale lembrar, já operava no país desde 1976.
“Celebrar 30 anos de presença no Brasil é um marco importante. Desde que chegou ao país, a Honda Automóveis realizou contínuos investimentos para garantir uma operação sustentável, gerando impacto positivo à sociedade. Agradeço aos colaboradores, fornecedores e demais parceiros de negócio que tornaram este sucesso possível e que continuam a trilhar conosco esta trajetória rumo ao futuro da mobilidade”, disse Otávio Mizikami, vice-presidente industrial.
A primeira fábrica de automóveis da Honda no Brasil foi instalada na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, em um terreno de 1,7 milhão m² e com aproximadamente 400 funcionários. Já em 2019 a marca inaugurou a moderna planta de Itirapina, também em São Paulo, que hoje concentra toda produção de veículos da empresa no Brasil. Lá são fabricados City Hatchback, City sedã e HR-V.
Nesses 25 anos, mais de 2 milhões de veículos Honda foram produzidos em solo brasileiro, incluindo modelos que já se despediram do mercado nacional como Fit, WR-V e o emblemático Civic Si. Ao todo, a Honda diz que já investiu no Brasil desde 1992 cerca de R$ 7 bilhões.
A Honda aproveita as comemorações para confirmar mudanças implementadas no portfólio. O sedã Civic, considerado um dos veículos mais tradicionais do catálogo nacional da marca, deixou de ser produzido por aqui e virá ao país agora como importado, sempre equipado com tecnologia híbrida e:HEV. O lançamento está programado para 2023, já em nova geração.
Confirmada também a chegada de outros importados renovados, como Accord e CR-V, ambos equipados com a tecnologia híbrida e:HEV. O calendário inclui ainda o ZR-V, SUV de porte médio inédito no Brasil, e o esportivo Civic Type R, que finalmente desembarcará por aqui de forma oficial.
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