Após uma disputa acirrada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu a corrida eleitoral pela presidência do Brasil. Será a terceira vez em que ele assumirá o principal cargo do Poder Executivo brasileiro e, a partir de 1 de janeiro de 2023, voltará a ser presidente do Brasil após 20 anos desde a primeira vez.
Olhando para o segmento automotivo, temos um cenário bem diferente daquele visto há duas décadas. Separamos aqui os 10 carros que foram os mais vendidos de 2003, após o encerramento do primeiro ano de mandato de Lula na presidência do País. Naquele ano, carros franceses começavam a fazer sucesso graças à fabricação nacional, minivans estavam na moda e não havia nenhuma picape ou SUV no Top 10.
Em 2003, foram comercializadas 1.344.722 unidades no Brasil. O número representou uma queda na comparação com o fechamento de 2002, quando 1.387.499 veículos foram comercializados em todo o território nacional. Na comparação dos dois períodos, as vendas de carros no primeiro ano de mandato de Lula caiu 3,08%.
Em 2003, o Volkswagen Gol estava em seu auge. O carro mais vendido do Brasil naquele ano estava na geração conhecida como G3, que na verdade era a primeira reestilização da segunda geração do hatch. Naquele ano, o carro comercializou 180.073 unidades para conseguir ficar com a liderança. Os dados incluiram as vendas do Gol Special, modelo oferecido ainda com o visual da versão anterior.
Antes de a Fiat conseguir superar o Volkswagen Gol, o Palio era o modelo mais comercializado da empresa de Betim (MG) em 2003. Naquele ano, o hatch estava na primeira reestilização da geração original. Foram 118.756 unidades comercializadas no fechamento de 2003, bem longe do rival e pouco acima do terceiro colocado. Os dados incluíram ainda as vendas do Palio Young, que ainda era comercializado com o visual antigo.
Nascido bem no início dos anos 2000, o Chevrolet Celta substituiu o Corsa de primeira geração como carro mais acessível da marca no Brasil. Em 2003, ele já era o terceiro mais comercializado do país e o mais vendido da fabricante por aqui. Para fechar o pódio, fechou aquele ano com 114.690 unidades emplacadas e quase alcançou o Palio.
Em 2003, o Fiat Uno, então chamado somente de Mille, já tinha quase 20 anos de Brasil. Ainda assim, conseguiu ser o quarto carro mais vendido do país, mesmo após o sucesso do Palio. Naquele ano, o hatch conquistou a posição ao emplacar um total de 96.466 unidades.
Em 2003, as vendas do Ford Fiesta misturavam tanto as unidades da terceira geração (foto acima) quanto as do modelo antigo oferecido como opção mais barata na versão Street. Naquele ano, os carros acumularam 70.074 unidades vendidas e, com isso, foi o quinto carro mais vendido do Brasil em 2003.
O ano de 2003 marcou uma mudança para o sedã de entrada da Chevrolet. Foi quando ele deixou de ser chamado Corsa Sedan e passou a ser vendido apenas como Classic. Derivado do projeto do primeiro Corsa nacional, ainda teve muitos tempo de vida no mercado brasileiro. Naquele ano chegou a comercializar 62.031 unidades e foi o sexto carro mais vendido.
Continuando com o sucesso dos pequenos sedãs naquele ano de 2003, o Fiat Siena foi o sétimo carro mais vendido do Brasil. Assim como o seu respectivo hatch, estava ainda na primeira geração, mas com o visual da primeira reestilização empreendida pouco tempo antes. Ele acumulou 37.135 unidades comercializadas.
Ocupando a oitava posição entre os carros mais vendidos do Brasil em 2003, o Toyota Corolla era o único no Top 10 a ser considerado de porte médio. Da mesma forma, era o único carro de uma montadora de origem japonesa no ranking, apesar de já ser fabricado no Brasil. Em 2003 o sedã teve 35.655 unidades vendidas.
Com o Celta na base e o Classic fazendo o mesmo entre os sedãs, coube à segunda geração do Chevrolet Corsa servir como uma opção um pouco maior e mais refinada para os clientes da marca. Em 2003, ele foi o nono carro mais comercializado do Brasil após acumular um total de 34.430 unidades emplacadas.
Outro carro que desafiou o domínio das "4 grandes" entre os 10 mais vendidos do Brasil em 2003 foi o Peugeot 206. Assim como o Corolla, tinha sido nacionalizado alguns anos antes e já tinha uma boa base de clientes interessados no hatch. Naquele ano, o carro da montadora de origem francesa emplacou 33.139 unidades e ficou com a décima colocação.
Como foi dito no começo do texto, não houve picape ou SUV entre os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2003. No entanto, eles já começavam a mostrar do que eram capazes. O Ford EcoSport vivia então seus primeiros momentos no mercado brasileiro e já comprovava que o mercado para utilitários esportivos de entrada por aqui tinha potencial. Naquele ano, o SUV ficou na décima terceira colocação apenas, mas já havia comercializado 27.177 unidades.
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