À venda no mercado internacional desde 2015, a atual geração do Toyota Prius finalmente caminha para passar o bastão para linhagem sucessora. O projeto que dará origem ao próximo híbrido já está em curso e representará importantes avanços em termos de tecnologia e eficiência energética. O lançamento acontecerá primeiro no Japão e já tem até data marcada para acontecer: 10 de janeiro de 2023.
Protótipos ainda não foram amplamente flagrados e seguem em testes sob sigilo, o que dificulta palpitar sobre como será o novo design. Ainda assim, levando em conta o histórico de quatro gerações do modelo, é certo que as linhas seguirão com pegada ousada e nada convencionais. A inspiração virá também de lançamentos recentes, especialmente os modelos da linha bZ da Toyota, todos focados em eletrificação.
Do ponto de vista técnico, tudo aponta para chegada da quinta geração do sistema híbrido da marca, o chamado Toyota Hybrid System (THS). O conjunto está disponível tanto com motor 1.8 quanto com propulsor 2.0, variando conforme cada versão. Em outros modelos, como Corolla e Corolla Cross, a tecnologia recebeu otimizações importantes e incorporou ganhos em desempenho, dirigibilidade e eficiência. O mesmo será aplicado no novo Prius.
O Prius, em particular, receberá ainda mais aprimoramentos e promete bater recorde de consumo. Especulações indicam que o modelo poderá superar os 40 km/l de acordo com o padrão japonês de medição. Para efeito de comparação, o modelo atual na versão mais eficiente consegue fazer 37,2 km/l pelo mesmo ciclo. Convém lembrar, porém, que a medição japonesa é um tanto mais otimista que os padrões ocidentais. Ainda assim, serão números excelentes.
No campo tecnológico, destaque para os novos sistemas digitais da Toyota. A multimídia provavelmente será do tipo Toyota Smart Connect, a mesma que vem sendo aplicada nos lançamentos mais recentes da marca. Haverá ainda o aplicativo MyT, que permitirá ligar o carro à distância, acionar o ar-condicionado, destravar o veículo ou acionar o pisca-alerta.
O lançamento acontecerá primeiro no Japão e, na sequência, o novíssimo Prius ganhará alcance internacional. No Brasil, o híbrido deixou de ser vendido em 2021. Quem sabe com a nova geração a Toyota volte a oferecer o modelo nacionalmente.
Fonte: Creative311
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro