A indústria automotiva tem pressionado ativamente contra as reduções de poluição mais rígidas que deveriam ser introduzidas com as normas de emissões Euro 7 em meados desta década. Parece que este processo resultará provavelmente em uma diluição significativa da regulamentação da Comissão Européia, garantindo assim que as montadoras não terão que fazer grandes investimentos para se adequarem.
O site Politico obteve uma cópia da legislação Euro 7 da Comissão Europeia, que diz que "foi feita uma revisão final" das novas regras com base "nas atuais circunstâncias geopolíticas e econômicas". Em geral, parece que a Comissão quer reduzir a pressão no setor, o que teoricamente poderia levar a "questões de acessibilidade para os consumidores em um contexto geral de alta inflação".
As normas Euro 7 deveriam nivelar os padrões de emissões de todos os carros e vans com aqueles atualmente em vigor para carros a gasolina sob a norma Euro 6 na Europa. Sob os regulamentos revisados, a União Europeia quer minimizar os custos de pesquisa e desenvolvimento das montadoras para a criação de novos motores mais limpos, dada a Europa decide banir vendas de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Ou, simplesmente, a UE não vê necessidade de pedir às empresas que invistam bilhões de dólares em novos motores a combustão que serão apenas um pouco mais verdes do que os existentes e que permanecerão à venda por apenas alguns anos.
Naturalmente, esta nova reviravolta de acontecimentos rapidamente gerou reações mistas de diferentes associações e empresas. Enquanto a indústria automobilística acredita que os novos investimentos "estarão atraindo recursos que deveríamos estar gastando na eletrificação", a ONG Transport & Environment pensa que a proposta de revisão dos regulamentos pela Comissão Europeia significa que "os lucros dos fabricantes de automóveis estão sendo priorizados sobre a saúde de milhões de europeus".
A versão final das novas regras de emissões deverá ser publicada em 9 de novembro. As normas Euro 7 já foram adiadas várias vezes e deveriam ter sido anunciadas em 28 de outubro. Espera-se que as normas de emissões mais rígidas no continente europeu entrem em vigor em 2025 ou 2026.
Fonte: Politico
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