Pode-se dizer que as motocicletas européias são meio estranhas. Isto se deve em grande parte às rigorosas regras de habilitação na regão, onde motociclistas novatos não podem simplesmente sair guiando motos de alta cilindrada como no Brasil, o que até faz sentido do ponto de vista da segurança. Mas isso faz com que as montadoras encontrem soluções inusitadas.
O resultado? Uma grande quantidade de motocicletas estranhas que você provavelmente nunca pensou que existissem. Claro, esportivas com motores 125 já existem há muitos anos. Só que, mais recentemente, as empresas têm investido também em aventureiras e até mesmo estradeiras 125. No caso das custom é possível encontrar até motores em V. Se no Brasil já é difícil encontrar uma estradeira pequena, uma 125 com motor em V para "imitar" as características de motos maiores é algo no mínimo exótico.
Keeway V Cruise
É verdade que um minúsculo motor 125 com dois cilindros não é exatamente um conceito novo, pois fabricantes japoneses como Honda e Yamaha fabricaram no passado modelos como a VT 125 Shadow e a XV 125 Virago, respectivamente. Entretanto, estas motos deixaram de existir em meados dos anos 2000. Agora, os motores em V de baixa cilindrada voltaram graças a marcas chinesas. Vindas de dois fabricantes chineses - Benda e Keeway - tais motos são direcionadas diretamente aos iniciantes. Elas são as Benda Fox e a Keeway V-Cruise.
Curiosamente, estas duas motos parecem ter bases quase idênticas. Sua carroceria é a mesma, o quadro e a ergonomia mais relaxada também são. Mais importante ainda, o motor parece ser o mesmo também. A única diferença parece ser o fato de que a Benda está disponível na Espanha e em Portugal, enquanto a Keeway está disponível na Itália. Vale notar, entretanto, que estas duas empresas não estão sob o mesmo guarda-chuva. Benda é uma marca da Zhejiang Changling Benjuan Locomotive Company, enquanto a Keeway está sob o grupo Qinajiang, que também é a empresa dona da Benelli e da QJ Motor.
Benda Fox
Não é nada improvável, no entanto, que as duas empresas tenham chegado a algum tipo de acordo para distribuir o mesmo modelo em diferentes partes da Europa. Independentemente disso, parece que estas motos com motores do mesmo tamanho de uma Honda Biz, mas com 2 cilindros em V, também estão destinadas a fazer seu nome em outras partes da Europa. Quanto a especificações, o motor é uma unidade de 125 cm3, o que significa que ele tem somente 62,5 cm3 de deslocamento por cilindro.
Desnecessariamente complexo? Claro. No entanto, é um design que proporcionará aos jovens condutores uma experiência de pilotagem bem próxima das estradeiras de grande porte. Em termos de desempenho, o motor produz 14 cv de potência e 1,38 kgfm de torque - exatamente o limite para as habilitações de moto para iniciantes na Europa. Além disso, as estradeiras chinesas são equipadas com uma transmissão final por correia, acrescentando escancarando ainda mais suas inspirações em modelos da Harley-Davidson que tem motores 10 vezes maiores.
Fonte: Motorrad Online
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