A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus anunciou grandes novidades para o mercado brasileiro, o que inclui o lançamento de uma inédita versão mais simples do Actros com cabine mais baixa e o anúncio dos motores Euro 6 já alinhado ao Proconve P8. Teve ainda novidades para a linha Accelo e Atego, bem como para o modelo off-road Arocs. Todas essas novidades são uma prévia da Fenatran, que ocorre em novembro.
Começando pelo caminhão extrapesado Actros, a Mercedes-Benz lança uma configuração mais simples de um dos modelos mais importantes da marca. É o Actros com cabine Space, que apesar do nome traz cabine menor que o da conhecida versão Top Space, que segue como configuração topo de linha e com maior espaço. De acordo com a Mercedes, o Actros Space tem cabine com altura de 2.310 mm, ou 325 mm mais baixa que o da Top Space. Outras diferenciações é que a suspensão é convencional (não a ar) e o painel é analógico.
Como principal motivo para o lançamento da nova configuração, a Mercedes afirma que havia uma demanda por um caminhão com cabine de altura reduzida, sobretudo para atender operações de cegonheiros, docas mais baixas de centrais de distribuição, entre outras. Vale lembrar que, de alguma forma, essa configuração mais simples do Actros acaba ocupando o lugar do Axor, que sai de linha neste ano.
Vale lembrar ainda que a linha Actros ganhou opção mais curta de entre-eixos com 3.250 mm, enquanto a configuração padrão segue com 3.550 mm. No mais, o extrapesado segue trazendo painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas, faróis de LED, bancos pneumáticos com 11 regulagens (nacionalizados). Outra novidade é a chegada da 2ª geração do MirrorCam, sistema de câmera digital que fica no lugar dos retrovisores que chega na linha 2023 do Actros com braços da câmera 10 cm mais curtos.
A linha Accelo 2023 ganhou também algumas novidades, o que inclui uma nova denominação com os leves se chamando Accelo 817 e Accelo 1017, enquanto o médio é batizado de 1317 6x2. Conta com novos espelhos auxiliar e frontal de aproximação, faróis com luzes diurnas de LED, painel digital com tela de 10,4”, coluna de direção ajustável com mais regulagens e alavanca de câmbio na coluna na versão automatizada. Em segurança, foram adicionados controles de estabilidade e tração, luzes de frenagem de emergência e auxílio de partida em rampa.
Novidade também é que todos os caminhões Accelo agora trazem o novo motor de quatro cilindros OM 924, que entrega seus 163 cv de potência e 62,2 kgfm de torque. A marca alemã fala em aumento de 5% da potência do modelo. A caixa de câmbio G70 também é nova, com seis marchas e opção manual ou automatizada.
À exemplo do Accelo, as denominações da família Atego 2023 mudaram: o Atego 1730 vira o 1733, o 2426 vira 2429 6x2 e o 2430 vira 2433 6x2, enquanto o 3033 8x2 substitui o 3026 e o 3030 8x2. No motor OM 924 de 4 cilindros que equipa os modelos Atego 1449 e 1719 nada muda, pois a potência segue com 185 cv e 71,38 kgfm de torque. Novidade mesmo é que o propulsor OM 926 ficou mais potente e agora tem opções com 260 cv, 286 cv e 321 cv, enquanto o torque varia de 112,2 kgfm a 127,5 kgfm. No caso do Atego 176, está disponível o motor 926 de 260 cv e 97,8 kgfm. A linha traz ainda o câmbio Powershift de nova geração.
Além de ganhar os mesmos equipamentos de segurança do Accelo 2023, o Atego soma também como novidade os faróis com luzes diurnas de LED, controle automático de velocidade, alavanca de câmbio automatizado na coluna (como no Actros), espelho frontal de aproximação com aquecimento, painel digital de 12”, novo volante multifuncional e partida por botão. A Mercedes-Benz faz questão de ressaltar ainda que o Atego é o caminhão mais leve de seu segmento.
Para a linha Arocs que é voltada para aplicações off-road, a linha 2023 conta agora com a inclusão de três novos modelos com tração 6x4: Arocs 3351, 4151 e 3353, nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico. Antes, a gama só contava com modelos 8x2. Soma bancos de vinil com 11 regulagens e cinto de segurança integrado, além de faróis de LED de série.
“Com os novos modelos 6x4, nosso portfólio Arocs passa a oferecer soluções para diversas operações da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e agora também do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
A Mercedes-Benz anunciou ainda os motores alinhados ao Euro 6, ou melhor dizendo, Proconve P8, a nova fase da lei de emissões já em vigor para veículos de carga. Mas vale dizer que a partir de 2023 todas as vendas de novos veículos deverão estar obrigatoriamente de acordo com as determinações da fase P8 do Proconve. No caso da marca alemã, o anúncio foi de redução de até 8% no consumo de diesel.
É importante ressaltar que esse número foi atingido no motor mais potente da Mercedes, o OM 471 de seis cilindros em linha, que entrega 530 cv de potência e 265,13 kgfm de torque. Esse conjunto está disponível tanto para o Actros 2553 6x2 quanto no Actros 2653 6x4. Destaque ainda para o freio-motor, com 560 cv de potência de frenagem, que traz menores índices de ruído e vibração, além de retarder opcional. O peso pesado ganhou também a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced, que traz maior agilidade por conta da seleção de marchas mais precisa, segundo a marca.
Para melhorar o desempenho em consumo e emissões, a Mercedes afirma que fez um trabalho de otimização no cabeçote, na geometria do pistão e no design do bico de injeção, reduzindo também o atrito. A taxa de compressão subiu de 18,3:1 para 20,3:1, enquanto o pico de pressão da ignição é de 250 bar, enquanto o pico de pressão na injeção chega a 2.700 bar. Com isso, a combustão fica mais eficiente, o que na prática reduz o índice de material particulado (emissões de NOx) e diminui o consumo de combustível. O tempo de trocas de marchas também foi revisto.
No mais, a Mercedes destaca o sistema OBD (Sistema de Diagnóstico a Bordo), que monitora 350 itens e avisa se o caminhão estiver fora do padrão de emissões. Ele agrega ainda recursos para redução de consumo, como o desligamento automático do motor após 5 minutos em marcha-lenta. Caso haja algum aviso de normalidade, o caminhão reduz a velocidade para 20 km/h e o torque em 75%.
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