A configuração de apelo esportivo GR Sport faz sua estreia no Toyota RAV4. Depois de estrear no Yaris, Yaris Cross, Corolla, C-HR e na picape Hilux (no Brasil há ainda o Corolla Cross GR-S), essa versão também chega no SUV japonês, tanto nos modelos com motorização híbrida quanto híbrida plug-in.
Disponível em toda a Europa a partir do final deste ano, o novo Toyota RAV4 GR Sport incorpora todas as atualizações do modelo 2023 e uma série de novidades exclusivas para o utilitário.
Esteticamente, o novo RAV4 GR Sport pode ser reconhecido pelos detalhes em preto brilhante (o famoso black piano) nos arcos das rodas, nos frisos das janelas e nas molduras dos faróis e neblina. O acabamento preto brilhante também é encontrado na grade frontal onde o emblema GR também é exibido do lado direito. Por outro lado, as molduras frontais inferiores são pretas na versão híbrida e prata escuro no modelo híbrido plug-in (recarregável na tomada).
Independentemente da motorização escolhida, o RAV4 GR Sport sempre virá equipado com rodas de liga-leve de 19 polegadas com desenho de cinco raios que, segundo a marca japonesa, são fabricadas com uma nova técnica de precisão.
Quando vamos para a cabine, há assentos mais esportivos (eletricamente ajustáveis) que combinam revestimento em tecido e "couro sintético" que agregam o logotipo GR estampado nos encostos de cabeça. O logotipo também aparece nos tapetes do SUV e no volante, fora que não há falta de costuras contrastantes em tom prateado.
Como mencionado no início do texto, a configuração GR Sport mantém os equipamentos da linha 2023 do RAV4, incluindo a nova central multimídia com display de 10,5 polegadas e painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. É de série também na versão o teto solar panorâmico e os sistemas de assistência do pacote Toyota Safety Sense, tais como o assistente de manutenção em faixa e alerta de colisão.
A principal mudança dinâmica é conhecida nos modelos GR Sport: a suspensão que, finalmente, a Toyota diz ter aperfeiçoado a calibração no RAV4, focando sobretudo em uma configuração mais rígida e esportiva.
Porém não há novidade para os motores. O RAV4 GR Sport está disponível tanto com um motor 2.5 híbrido convencional de 225 cv e um híbrido plug-in de 310 cv de potência, ambos sempre com tração nas quatro rodas AWD-i. No Brasil, a gama GR Sport está disponível para a Hilux, SW4, Corolla e Corolla Cross.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória