O lançamento do Toyota Corolla Cross foi muito esperado. A marca estava perdendo a onda de crescimento dos SUVs menores por aqui ao passo que seu menor utilitário esportivo até então era o RAV4. A novidade chegou em março de 2021 e o modelo já havia estreado com valores relativamente elevados na comparação com seus rivais mais diretos.
No entanto, assim como aconteceu com boa parte do mercado, as pressões sobre custos causadas por dificuldades logísticas e o atual processo de aumento inflacionário da economia brasileira geraram o óbvio: comprar um Toyota Corolla Cross hoje já está muito mais caro do que era no lançamento.
Apesar de o lançamento do Toyota Corolla Cross ainda ser algo relativamente recente, o SUV da marca já passou por algumas atualizações importantes. Já em janeiro de 2022, o carro recebeu mudanças para a linha 2023. Na época, tanto o utilitário esportivo quanto o Corolla sedã ganharam mais equipamentos de série.
O Corolla Cross 2023 passou então a oferecer de série em todas as configurações o Toyota Safety Sense, conjunto de equipamentos de auxílio à condução. Entre eles estão sistema de pré-colisão frontal (alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos, além de detectar pedestres e ciclistas no caso do Corolla Cross); sistema de assistência de permanência de faixa com função de alerta de mudança de faixa (LDA); faróis altos automáticos (AHB) e piloto automático adaptativo (ACC). Até então o pacote era exclusividade das versões híbridas.
Além disso, as versões XRE e XR do Corolla Cross, que já tinham sensores traseiros, também receberam sensores dianteiros. O SUV recebeu ainda atualizações no painel de instrumentos e computador de bordo das versões XRE e XRV Hybrid, que passam a ter tela digital TFT de 7 polegadas colorida, a mesma já disponível na versão topo XRX Hybrid.
Uma mudança mais recente foi o lançamento da versão GR-Sport, em março. Com proposta mais esportiva e visual um pouco mais ousado, a configuração se tornou a mais cara ainda a ser equipado pelo motor 2.0 aspirado. Acima dela, apenas as versões com motorização híbrida superam seu valor. Como ela não fazia parte do lançamento original do Corolla Cross, a configuração ficará de fora de nossa comparação de preços.
Falando em motorização, o Toyota Corolla Cross permanece oferecendo nas versões XR, XRE e GR-Sport o 2.0 flex de até 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT que simula 10 marchas (1ª mecânica). Nas variantes híbridas XRV e XRX, o conjunto é formado pela união do motor 1.8 aspirado flex de 101 cv com um propulsor elétrico de 72 cv, que combinados geram 122 cv. A transmissão neste caso é CVT convencional com o motor elétrico acoplado.
Enquanto saber as mudanças que o SUV da Toyota recebeu desde seu lançamento ajuda a entender um pouco dos aumentos de preço do carro. Ainda sim, em valores absolutos, o reajuste pode até assustar. A versão de entrada XR foi apresentada no ano passado custando R$ 139.990. Agora, não sai por menos de R$ 158.790. Na topo de linha XRX Hybrid, o preço subiu R$ 28.400 desde seu lançamento. Veja a tabela comparativa:
Versão | Preço atual | Preço no lançamento | Diferença em R$ | Diferença em % |
XR 2.0 | R$ 158.790 | R$ 139.990 | R$ 18.800 | 13,43% |
XRE 2.0 | R$ 173.190 | R$ 149.990 | R$ 23.200 | 15,47% |
XRV Hybrid | R$ 200.290 | R$ 172.990 | R$ 27.300 | 15,78% |
XRX Hybrid | R$ 208.390 | R$ 179.990 | R$ 28.400 | 15,78% |
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