page ad skin

Porsche Macan EV ficará para 2024 por problemas com software

Há também o risco de que o Boxster/Cayman 718 elétrico e o Cayenne se atrasem

Flagra: Porsche Macan EV em Nurburgring
Foto de: CarPix

Originalmente programado para entrar à venda em 2023, o Macan elétrico foi adiado para 2024 devido a obstáculos de software. Oliver Blume, CEO da Porsche, disse à Automobilwoche em meados de julho sobre a decisão de adiar o lançamento do EV. A notícia foi agora reconfirmada no prospecto de ações que faz parte da Oferta Pública Inicial. 

Segundo a Autocar, a divisão de software Cariad do Grupo Volkswagen está tendo problemas com a plataforma de software E3 1.2. No mesmo prospecto, a Porsche não exclui a alocação de mais largura de banda de desenvolvimento para uma linha de software E3 2.0 separada que colocaria os freios em refinamentos futuros para o E3 1.2. Curiosamente, o acordo com o Grupo VW estipula que a Porsche tem a liberdade de trabalhar em sua própria linha de software para futuros E3 2.0 e, portanto, pular completamente o E3 2.0.

Flagra: Porsche Macan EV em Nurburgring

Embora os entusiastas não fiquem muito tristes com o atraso do EV Macan, mais preocupante é que a Porsche não exclui a possibilidade de empurrar para frente outros modelos. Especificamente, o prospecto de ações menciona que o 718 Boxster e o 718 Cayman EV talvez não entrem à venda em 2025, como planejado inicialmente. A fabricante de automóveis também menciona um Cayenne elétrico que poderia levar mais tempo para chegar ao mercado.

O Macan irá ser feito na plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi enquanto a dupla 718 irá sentar-se em uma arquitetura dedicada a carros esportivos elétricos. Além disso, uma terceira arquitetura somente EV estreará no final desta década com um grande utilitário esportivo a ser fabricado em casa em Leipzig. O hardware também servirá de base para as próximas gerações do Taycan e Panamera.

Flagra: Porsche Macan EV em Nurburgring

O único modelo da linha Porsche que não vai perder seu motor no futuro próximo é o 911. Funcionários da empresa disseram em várias ocasiões que uma versão totalmente elétrica do icônico carro esportivo só será lançada depois de 2030. Entretanto, um híbrido da variedade não-PHEV está previsto para chegar nos próximos anos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários