Vendas de picapes em setembro: VW Saveiro cresce, mas Strada ainda é líder
Entre as maiores, destaque para o crescimento da Oroch e queda da Toro
Com 31.984 emplacamentos em setembro – 17,7% dos 180.424 veículos registrados no mês passado -, o segmento de picapes apresentou uma evolução de 15,2% frente ao mesmo período do ano passado (27.775). Na comparação com as 33.287 unidades de agosto, entretanto, houve uma queda de quase 4%. Assim como em agosto, o desempenho de cada categoria foi bastante distinto.
As vendas de picapes pequenas, por exemplo, mais do que dobraram nos últimos doze meses. Próxima dos 70% de market share, a Fiat Strada foi a preferida por 9.894 unidades. O grande destaque, no entanto, foi a Saveiro: com 4.608 unidades, a representante da VW não tinha resultado tão positivo desde julho de 2015 (5.683).
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
SET/22 |
AGO/22 |
SET/21 |
% SET 22 |
% AGO 22 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
85956 |
9894 |
14145 |
5772 |
68,22% |
83,29% |
-30,05% |
71,41% |
2º |
VW SAVEIRO |
12976 |
4608 |
2836 |
1389 |
31,77% |
16,70% |
62,48% |
231,75% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
16 |
1 |
1 |
29 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-96,55% |
|
|
98948 |
14503 |
16982 |
7190 |
100,00% |
100,00% |
-14,60% |
101,71% |
Já entre as picapes médias e grandes, nova liderança da Toro. O modelo da Fiat, entretanto, perdeu mais de 1/3 de seus consumidores e viu cair para menos de 200 unidades a sua vantagem sobre a Toyota Hilux (4.335 x 4.163), inferior à já registrada em agosto. A Chevrolet S10 (2.408) novamente completou o pódio com a maior queda entre as três primeiras (-43%).
Revigorada pela motorização turbo na versão top de linha, a Renault Oroch (1.641) chegou ao 3º mês seguido acima dos mil emplacamentos, subindo duas posições graças ao seu melhor desempenho no ano e assegurando pouco mais de 200 unidades de vantagem sobre a Mitsubishi L200 (1.429) na disputa pelo 4º lugar. Nona, a Ram 3500 assegurou seu novo recorde de vendas (441).
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
SET/22 |
AGO/22 |
SET/21 |
% SET 22 |
% AGO 22 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
38820 |
4335 |
4290 |
6851 |
24,80% |
26,31% |
1,05% |
-36,72% |
2º |
TOYOTA HILUX |
33808 |
4163 |
3979 |
4395 |
23,81% |
24,40% |
4,62% |
-5,28% |
3º |
CHEVROLET S10 |
20727 |
2408 |
2115 |
4233 |
13,77% |
12,97% |
13,85% |
-43,11% |
4º |
RENAULT OROCH |
7977 |
1641 |
1134 |
517 |
9,39% |
6,95% |
44,71% |
217,41% |
5º |
MITSUBISHI L200 |
11749 |
1429 |
1284 |
1276 |
8,17% |
7,87% |
11,29% |
11,99% |
6º |
FORD RANGER |
10023 |
1328 |
1371 |
1349 |
7,60% |
8,41% |
-3,14% |
-1,56% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
6017 |
674 |
600 |
1184 |
3,86% |
3,68% |
12,33% |
-43,07% |
8º |
VW AMAROK |
3919 |
621 |
719 |
501 |
3,55% |
4,41% |
-13,63% |
23,95% |
9º |
RAM 3500 |
1182 |
441 |
225 |
0 |
2,52% |
1,38% |
96,00% |
- |
10º |
RAM 1500 |
755 |
148 |
174 |
49 |
0,85% |
1,07% |
-14,94% |
202,04% |
11º |
RAM 2500 |
854 |
89 |
107 |
131 |
0,51% |
0,66% |
-16,82% |
-32,06% |
12º |
EFFA V21 |
512 |
85 |
60 |
73 |
0,49% |
0,37% |
41,67% |
16,44% |
13º |
FORD MAVERICK |
1153 |
55 |
161 |
0 |
0,31% |
0,99% |
-65,84% |
- |
14º |
JEEP GLADIATOR |
99 |
35 |
55 |
0 |
0,20% |
0,34% |
-36,36% |
- |
15º |
EFFA V22 |
188 |
24 |
28 |
25 |
0,14% |
0,17% |
-14,29% |
-4,00% |
16º |
FORD F150 / F250 |
16 |
3 |
1 |
1 |
0,02% |
0,01% |
200,00% |
200,00% |
17º |
CHEVROLET SILVERADO |
19 |
1 |
2 |
0 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
- |
|
|
137818 |
17480 |
16305 |
20585 |
100,00% |
100,00% |
7,21% |
-15,08% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?