Pouco tempo após o Motor1.com ter divulgado com exclusividade que a BMW já estava com o Série 3 2023 pronto graças a informações das Tabelas de Consumo atualizadas no Inmetro, a marca oficializou o fato. O sedã renovado teve as vendas iniciadas hoje para todo o mercado brasileiro com algumas alterações.
Oficialmente, a BMW está oferecendo o novo Série 3 2023, que continua sendo feito em Araquari (SC), em três configurações: 320i GP por R$ 307.950, 320i Sport GP pro R$ 327.950 e 320i M Sport por R$ 347.950. No entanto, os registros no Inmetro apontaram ainda a existência de uma versão 320i Active, que pode ser lançada futuramente.
No visual, o Série 3 reestilizado incorpora mudanças leves e sem relação com a pegada ousada de outros veículos da BMW. A marca optou apenas por modificar o desenho do para-choque (nova entrada de ar e moldura para luzes de neblina), além de mexer suavemente no formato da grade e dos faróis. Há ainda maior nível de esportividade aplicado ao para-choque traseiro e leves atualizações nas lanternas, assim como mudanças no desenho das rodas.
Por dentro, chama atenção o esquema de telas digitais de alta resolução no painel. A primeira, com 12,3 polegadas, fica logo atrás do volante e abriga todas as funções do quadro de instrumentos. Já a segunda, posicionada logo ao lado, conta com 14,9 polegadas e roda o sistema de entretimento mais moderno da marca, com software iDrive 8.
Botões e comandos físicos foram significativamente reduzidos, enquanto controles de voz e toque ganharam ainda mais destaque. Mudanças também chegaram ao console e ao seletor de marchas da transmissão automática de 8 velocidades, que foi redesenhado.
Mecanicamente, o Série 3 2023 continuará sendo oferecido com as mesmas motorizações. Ou seja, motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque para as versões 320i; 3.0 turbo de 6 cilindros de 387 cv e 50,9 kgfm para o M340i xDrive; e 2.0 híbrido plug-in de 184 cv e 30,6 kgfm. O câmbio é sempre automático de 8 marchas e, dependendo da versão, é ofertado sistema de tração traseira ou integral. A M340i e 330e deverão chegar nos próximos meses, importadas.
Entre os principais equipamentos disponíveis, o novo BMW Série 3 2023 pode contar com faróis Full LED adaptativos, assistente de baliza, ar-condicionado automático de três zonas, chave presencial inclusive para abertura do porta-malas e o Driving Assistant, que agrega monitor de tráfego cruzado, alerta de colisão traseira, aviso de mudança involuntária de faixa de rolamento e assistente de frenagem autônoma.
O novo BMW Série 3 já está nas concessionárias da BMW no Brasil em cinco opções de cores para a carroceria: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão. Para o acabamento interno, são sete opções: Sensatec Preto, Sensatec Cognac/Preto, Sensatec Tacora Red/Preto, Couro Vernasca Preto/Preto, Couro Vernasca Mocha/Preto, Couro Vernasca Preto com costura Azul e Couro Vernasca Oyster/Preto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais