Já estamos no começo de outubro, o que significa que estamos a apenas alguns meses de 2023. Isso, por sua vez, significa que 2025 está a apenas dois anos de distância. Esse é o ano em que a Kawasaki anunciou um plano para oferecer mais de 10 modelos diferentes de veículos elétricos e híbridos em mercados de todo o mundo.
Esse anúncio foi feito em outubro de 2021, mas a empresa a empresa permaneceu sem revelar mais detalhes a esse respeito por vários meses. Durante a corrida Suzuka 8 Hours Endurance Race, em agosto de 2022, a Kawasaki mostrou pela primeira vez dois conceitos de motos elétricas e híbridas, cada uma com o visual característico da Kawasaki.
Como ambas as motocicletas eram protótipos, já era de se esperar que a marca não revelasse mais detalhes delas naquela época. Os códigos utilizados pela Kawasaki para a numeração de chassi indicaram que uma próxima motocicleta elétrica da marca deverá produzir o equivalente a 14,8 cv, colocando-a em disputa com modelos a combustão equivalentes de 125 cilindradas.
Agora, durante o primeiro dia do Intermot 2022, salão alemão de motos, a marca japonesa voltou a dar mais pistas de seu futuro elétrico. Após dois meses da revelação inicial no Japão, a Kawasaki Europa apresentou seu protótipo de motocicleta elétrica em uma coletiva de imprensa da Intermot.
O diretor administrativo da Kawasaki Motors Europe, Masaya Tsurono, fez um amplo discurso sobre os planos futuros da empresa, que definitivamente incluem tanto veículos elétricos quanto híbridos. Segundo a Kawasaki, este protótipo, presente apenas para exibição durante a coletiva, "formará a base de uma futura moto de produção real". O restante do discurso traçou os próximos passos da Kawasaki, que continuará a incluir veículos de combustão interna, bem como mais pesquisas sobre biocombustíveis e combustíveis sintéticos.
E quanto à moto em si? Parece muito claramente um modelo da família Z eletrificado. Curiosamente, como você pode ver no vídeo, o protótipo tem uma postura esportiva e transmissão final por corrente. Essa não é uma escolha comum entre os fabricantes de motos elétricas atuais.
Sabemos que é um protótipo, mas essa palavra pode abranger uma ampla gama de estágios de pré-produção de um veículo. O conceito apresentado na Alemanha parece estar bastante adiantado em seu processo de desenvolvimento. Estamos ansiosos para ver os próximos passos, que certamente chegarão em breve.
Fonte: Kawasaki Motors Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kawasaki pode estar trabalhando em inédita Versys 1100
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Kawasaki confirma novas Z 500 e Ninja 500 para o Brasil em agosto
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Oficial: Kawasaki confirma preço da Eliminator 500 para o Brasil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista