À venda no mercado internacional desde o final de 2019, a quarta geração do Honda Fit acaba de chegar à linha 2023 com importantes novidades. No Japão, onde o facelift está sendo primeiramente lançado, o monovolume estreia retoques no visual e importantes modificações no conjunto mecânico híbrido. Há ainda mudanças na cabine e, como em mudanças do tipo, a marca aproveitou para atualizar o pacote tecnológico.
Nas versões de entrada Basic e Home, o Fit 2023 ganha para-choques redesenhados e com entradas de ar melhor posicionadas. Logo acima, o modelo Luxe adiciona rodas de liga-leve inéditas, novos elementos cromados na base das portas e retrovisores com pintura contrastante. Por sua vez, o aventureiro Crosstar recebe inserções em prata no para-choque frontal e laterais, além de novo padrão para grade.
No topo da gama, o acabamento RS tem pegada esportiva e adota bodykit com estilo mais agressivo. Destaque para grade mais ampla, entradas mais chamativas, rodas com desenho próprio, apêndices aerodinâmicos, spoiler traseiro, tubo de escape cromado e, claro, os emblemas RS na cor vermelha. Por dentro, há costura laranja no volante revestido em couro e novo seletor de modo de direção, facilitando a mudança entre as configurações Normal, Sport e Econ. Há ainda suspensão com ajuste específico.
Clientes japoneses podem escolher nada menos que 13 diferentes opções de cores - incluindo combinações de dois tons no caso do Crosstar. No interior, de acordo com cada versão, a Honda atualizou o design dos revestimentos dos bancos, cores de alguns detalhes e materiais de algumas superfícies. O quadro de instrumentos é digital de 7 polegadas, enquanto o sistema de entretenimento tem 9 polegadas.
Honda Fit e-HEV RS 2023: modelo híbrido tem visual esportivo
No quesito segurança, o pacote Honda Sensing é de série e ganhou recursos extras como aviso de pontos cegos, assistência de tráfego traseiro, assistente de engarrafamento e controle de aceleração repentina.
Na mecânica, a marca confirma que atualizou o sistema híbrido e:HEV, ampliando a potência para 123 cv, com torque de 25,8 kgfm. Na prática, um ganho bem-vindo de 14 cv. No Japão, o Fit 2023 é oferecido também em versões tradicionais a combustão, que trocaram motor 1.3 pelo 1.5 DOHC i-VTEC de 118 cv e 14,4 kgfm. O câmbio é sempre automático, mas a tração pode ser FWD ou 4WD.
Interior do Honda Fit e-HEV RS 2023
No Japão, os preços variam entre ¥ 1.592.800 e ¥ 2.346.300 (cerca de R$ 57.200 e R$ 84.259 numa conversão direta). No Brasil, o Fit saiu de linha no final de 2021 e foi substituído pelo City Hatchback na linha de montagem em Itirapina (SP).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Honda Fit negado para o Brasil, terá versão esportiva e mais potente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Honda Fit: veja seu histórico e números de vendas em 18 anos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Semana Motor1.com: Fim do Honda Fit, novo HR-V, Hilux 2022 e mais
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Oficial: Honda Fit sairá de linha no Brasil em dezembro