Em julho, fotógrafos flagraram uma mula de teste da Yamaha Tracer 9 GT nas ruas. Chamou a atenção a nova opção de pintura Liquid Metal, que ornou bem com a sport-tourer da empresa. Vale lembrar que, para o mercado brasileiro, a moto recebe o nome de Tracer 900 GT e sua última atualização por aqui foi no ano passado.
No entanto, naqueles flagras de julho, notamos um novo elemento adicionado na dianteira da Tracer 9 GT. Quase que escondido sob a borda da carenagem frontal e entre os dois faróis de LED, foi possível notar uma novo modulo de radar na moto. Esse tipo de equipamento permite, entre outras coisas, o uso de controle de cruzeiro adaptativo. Mas a prova não veio apenas das fotos. As publicações Cycle World e Bennetts, descobriram registros de patentes para o sistema.
Ao contrário da Ducati ou da KTM, que simplesmente colocaram o módulo de radar da Bosch na Multistrada V4 S e na 1290 Super Adventure S, respectivamente, sem nem tentar escondê-lo, a Yamaha preferiu uma abordagem mais elegante. Para integrar a mesma unidade Bosch na Tracer 9 GT, os projetistas da marca criaram um suporte que prendeu o radar à arquitetura existente. De acordo com a patente, a Yamaha também concebeu um sistema que permite que os pilotos corrijam o ângulo de leitura do radar caso ele fique desalinhado.
A Yamaha também adota uma abordagem diferente para proteger o módulo de radar. Em vez de deixá-lo exposto aos elementos, a empresa japonesa esconde o componente atrás de uma cobertura protetora. Naturalmente, o material da carcaça não pode alterar ou bloquear os pulsos eletromagnéticos do radar, mas também evita que o sistema receba impactos diretos de insetos ou detritos de estrada.
Com as novas informações, já podemos dizer com bastante certeza que a Yamaha se unirá à Kawasaki, BMW, Ducati, e KTM no "bonde" do controle de cruzeiro adaptativo em 2023. Teremos que esperar e ver se a marca oferecerá o sistema como equipamento de série na Tracer 9 GT de entrada ou se o radar aparecerá apenas nas versões mais caras ou séries especiais.
Fonte: Cycle World, Bennetts, Yamaha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda