Yamaha Tracer 9 deve ser a próxima moto a ganhar radar
Será que a moto terá controle de cruzeiro adaptativo?
Em julho, fotógrafos flagraram uma mula de teste da Yamaha Tracer 9 GT nas ruas. Chamou a atenção a nova opção de pintura Liquid Metal, que ornou bem com a sport-tourer da empresa. Vale lembrar que, para o mercado brasileiro, a moto recebe o nome de Tracer 900 GT e sua última atualização por aqui foi no ano passado.
No entanto, naqueles flagras de julho, notamos um novo elemento adicionado na dianteira da Tracer 9 GT. Quase que escondido sob a borda da carenagem frontal e entre os dois faróis de LED, foi possível notar uma novo modulo de radar na moto. Esse tipo de equipamento permite, entre outras coisas, o uso de controle de cruzeiro adaptativo. Mas a prova não veio apenas das fotos. As publicações Cycle World e Bennetts, descobriram registros de patentes para o sistema.
Ao contrário da Ducati ou da KTM, que simplesmente colocaram o módulo de radar da Bosch na Multistrada V4 S e na 1290 Super Adventure S, respectivamente, sem nem tentar escondê-lo, a Yamaha preferiu uma abordagem mais elegante. Para integrar a mesma unidade Bosch na Tracer 9 GT, os projetistas da marca criaram um suporte que prendeu o radar à arquitetura existente. De acordo com a patente, a Yamaha também concebeu um sistema que permite que os pilotos corrijam o ângulo de leitura do radar caso ele fique desalinhado.
A Yamaha também adota uma abordagem diferente para proteger o módulo de radar. Em vez de deixá-lo exposto aos elementos, a empresa japonesa esconde o componente atrás de uma cobertura protetora. Naturalmente, o material da carcaça não pode alterar ou bloquear os pulsos eletromagnéticos do radar, mas também evita que o sistema receba impactos diretos de insetos ou detritos de estrada.
Com as novas informações, já podemos dizer com bastante certeza que a Yamaha se unirá à Kawasaki, BMW, Ducati, e KTM no "bonde" do controle de cruzeiro adaptativo em 2023. Teremos que esperar e ver se a marca oferecerá o sistema como equipamento de série na Tracer 9 GT de entrada ou se o radar aparecerá apenas nas versões mais caras ou séries especiais.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Cycle World, Bennetts, Yamaha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem