Quando a Ford lançou a F-150 redesenhada em 2021, ela escondeu mudanças tecnológicas substanciais e novos recursos sob uma carrcoceria levemente reestilizada. Apesar das semelhanças visuais com a antecessora, a nova picape proporcionou à F-150 uma atualização de estilo interessante. Agora com o lançamento da nova Série F Super Duty 2023 (a famosa F-250 ou F-350), a Ford está adotando uma abordagem semelhante.
Visualmente, a picape teve a grade frontal revisada, que evolui na aparência de barras duplas da picape atual, além dos faróis integrados dentro da grade. Porém vista de perfil, a nova Ford Super Duty traz um desenho mais limpo, trazendo como destaque as entradas saídas laterais, que servem como extratores de calor. As caixas de roda mal se projetam das laterais da carroceria, enquanto mesmo as versões topo de linha não trazem muitos detalhes estéticos nessa região, se concentrando em se diferenciar na parte dianteira ou traseira.
A Ford foi igualmente conservadora na cabine, que mantém o layout básico da picape do ano passado. O console central é praticamente igual ao modelo anterior, embora a Ford tenha atualizado o volante da Super Duty e acrescentado o painel de instrumentos digital de 12 polegadas como um opcional. Mas os ex-proprietários de Super Duty a partir de 2017 que optarem pela novidade se sentirão imediatamente em casa nesta nova picape.
Assim como a F-150, as grandes mudanças estão sob a carroceria da Super Duty F-250 ou F-350. Como relatado, um novo V8 6.8 a gasolina chega para ficar na base de entrada da linha de motores. Com base no motor Godzilla V8 de 7,3 litros, a Ford está prometendo aumento de torque em baixas rotações em relação ao motor de 6,2 litros que sai do catálogo. E se você é fã de motores diesel, a Ford está introduzindo uma versão de alta potência do PowerStroke de 6,7 litros.
Junto com a nova linha de quatro motores, cada picape será equipada com um câmbio automático de 10 marchas. A tração nas quatro rodas deixou de ser opcional, sendo de série nas variantes XLT e superiores. A má notícia é que a Ford ainda não revelou os números de potência, torque, economia de combustível, ou mesmo reboque para a nova linha da Super Duty.
Fora as novidades de motorização, há novidades tecnológicas, à exemplo do novo sistema head-up display. Também tem o ProPower Onboard e, e embora só esteja disponível com uma capacidade de 2,0 quilowatts (como na F-150s), o gerador deve ser uma adição bem-vinda no camping ou no local de trabalho. Falando em acampamento, a Ford está acrescentando mais tecnologia para facilitar o reboque, incluindo uma melhoria totalmente sem o uso das mãos no Pro Trailer Backup Assist, chamada de Pro Trailer Hitch Assist. Aperte o botão e a picape tomará a decisão certa de soltar um trailer no engate.
Há também boas sacadas, já que as novas Super Duty adicionam uma câmera secundária e sensores de estacionamento no topo da tampa da caçamba. Assim, mesmo quando a tampa está abaixada, os motoristas ainda terão a visão da câmera traseira. Além disso, um suplemento de ponto cego torna o reboque mais seguro, enquanto o GPS agora vai considerar as dimensões de um reboque e dará apenas opções de rota com estradas que possam acomodar cargas largas ou altas.
A Ford também está expandindo as capacidades off-road da Super Duty, apontando que a série F mais parruda domina os negócios que dependem do trabalho na terra, tais como mineração, escavação, entre outros. O pacote off-road Tremor retorna, embora seja um acabamento dedicado para a Maverick, Ranger e F-150, ele continua sendo um pacote opcional disponível para várias versões da nova F-250/F-350. Um novo pacote XL Off-Road acrescenta pneus de 33 polegadas, um diferencial traseiro blocante e proteção sob a carroceria com uma tomada de ar revisada para melhor fluidez e passagem de água também.
Para as empresas, o modem padrão 5G da Super Duty 2023 facilitará o monitoramento de picapes através do software de gerenciamento de frotas e telemática Ford Pro. Assim, essas empresas acharão mais fácil de equipar a nova Super Duty, graças ao Upfit Integration System.
Vale lembrar que a nova Super Duty continuará sendo uma picape exclusivamente a combustão, fora que a Ford ainda não está adicionando o sistema BlueCruise na picape. Caso você tenha reparado, curiosamente a Chevrolet apresentou a nova Silverado HD ontem com sua atualização visual e, no dia seguinte, a Ford revela a sua atualização visual para a linha Super Duty da Série F, que agrega os modelos F-250 e F-350. Com isso, não demorará muito tempo para a Ram apresentar a nova 2500, que deverá sofrer uma mudança visual de meia-vida em breve.
Mais informações sobre produção, desempenho e preço da nova Super Duty deverão ser revelado até o final do ano, já que a previsão de vendas da nova picape é para o começo de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv