Aproximadamente dois meses depois de realizar a apresentação oficial, a Honda inicia nesta semana a produção em série da nova geração do crossover CR-V. Os trabalhos já foram iniciados na fábrica da marca no Canadá e, nos próximos dias, o modelo começará a ser produzido também nos Estados Unidos, especificamente nas plantas de Indiana e Ohio.
Já no mês que vem, a Honda começará a fabricar - nas três unidades - a versão híbrida CR-V 2023 - considerada bastante estratégica nesta nova geração do SUV. "O novo CR-V híbrido é mais importante do que nunca para a linha CR-V e um modelo que estamos muito animados para entregar aos nossos clientes canadenses pela primeira vez”, disse Clement D'Souza, vice-presidente sênior da Honda of Canada Manufacturing (HCM).
Neste nova geração, o CR-V seguiu a mesma receita implantada no Civic e ganhou desenho mais conservador na comparação com a geração anterior. A dianteira exibe capô mais longo e plano que o anterior, enquanto a grade ficou ligeiramente maior e com novo padrão de grelha da marca. Nas laterais, um vinco logo acima das maçanetas percorre toda a carroceria, desde os faróis até as lanternas.
Na traseira, destaque para o desenho das lanternas, que avançam sobre as colunas e, ao mesmo tempo, contam com prolongamentos sobre a tampa do porta-malas. Nesta nova geração, o CR-V ficou maior e abriu espaço para o novato ZR-V, que também já foi confirmado para o Brasil. Segundo a Honda, são 4,69 metros de comprimento (aumento de 6,8 cm) e 2,70 metros de entre-eixos (acréscimo de de 4 cm).
Sob o capô, a versão destinada ao Brasil - topo de linha Touring - terá conjunto mecânico híbrido. Ou seja, combinará motor 2.0 a gasolina com dois propulsores elétricos, produzindo conjuntamente 207 cv de potência e 34,1 kgfm de torque. Segundo a Honda, trata-se da quarta geração deste sistema, que recebeu injeção direta de combustível e posicionou os dois motores elétricos lado a lado.
A chegada às lojas do Brasil acontecerá no ano que vem. O CR-V rivalizará com Toyota RAV4 e dividirá espaço no showroom com outros dois SUVs, o HR-V e o novato ZR-V.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Teste Honda CR-V Hybrid: o que você quer ou o que você precisa?
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Honda CR-V recebe cinco estrelas em crash-teste europeu
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Semana Motor1.com: Novo CR-V, Tiggo 7 Sport, BYD Dolphin Mini e mais