Com mais agilidade e praticidade, além de bem mais acessíveis que um carro, as scooters têm conquistado mais consumidores ao longo dos últimos 2 anos. Nesse cenário, as duas campeãs de venda são a Honda PCX e a Yamaha NMax, respectivamente líder e terceira colocada da categoria no acumulado de vendas de 2022.
Nessa briga, a PCX já registrou 24.726 emplacamentos no ano até abril, contra 12.854 unidades da NMax. A distância entre as duas já foi menor, mas a Honda tem chance de abrir mais vantagem com a apresentação de uma nova geração. O modelo da Yamaha ganhou uma nova geração em 2020, mas agora é a rival que traz o conjunto mais recente.
Aproveitando que a Honda PCX acabou de mudar de geração, ganhando um motor 160 mais potente e mais equipamentos, a colocamos frente à frente com a Yamaha NMax - também 160 - para mostram como elas se comparam no papel. Olharemos agora agora onde cada uma se sobressai ou fica para traz. Para deixar os valores e os equipamentos similares, utilizamos para a comparação a Honda PCX 160 ABS e a Yamaha NMax 160 ABS em sua única opção disponível.
Honda PCX 160 ABS 2023: R$ 17.000 (sem frete)
Yamaha NMax 160 ABS: R$ 19.690 (sem frete)
A Honda PCX 160 ABS 2023 é equipada de fábrica com partida elétrica, rodas de liga leve de 14 polegadas na frente e de 13 polegadas atrás, cavalete central, painel de instrumentos digital, freios a disco na dianteira e na traseira (220 mm), ABS, start/stop (Idling Stop), trip A e B, relógio, marcador de combustível, marcador de consumo, tomada USB no escudo, iluminação por LEDs, alarme e chave presencial.
Já o Yamaha NMax traz de série partida elétrica, rodas de liga leve de 13 polegadas, cavalete central, painel de instrumentos digital, freios a disco na dianteira e na traseira (230mm), ABS, start/stop, trip A e B, relógio, marcador de combustível, marcador de consumo, tomada 12V ao lado do painel, iluminação por LEDs e chave presencial.
Se antes a PCX tinha no motor o seu ponto franco perante a rival, com a nova geração e o inédito motor 160, isso mudou. Seu monocilíndrico de 156,9 cm³ tem arrefecimento a líquido, comando simples no cabeçote e 4 válvulas. Na prática, entrega 16 cv de potência e 1,50kgfm de torque. Além de ter superado a rival, é um pouco mais leve, com 126 kg, e tem um tanque de 8 litros.
Já a Yamaha NMax 160 tem um monocilíndrico tem 155 cm³, comando simples variável no cabeçote e 4 válvulas. Com isso, é capaz de entregar 15,4 cv de potência e 1,40 kgfm de torque. Por outro lado, pesa 131 kg e o tanque acomoda apenas 7,1 litros.
Para enfrentar os buracos, uma roda maior é bem-vinda. No entanto, ao trocar a roda de 14 polegadas traseira por uma de 13, a PCX se igualou à rival. A Honda PCX, porém, adotou pneus mais largos, de medidas 110/70 na frente e 130/70 na traseira. A suspensão dianteira é por garfo telescópico com 100 mm de curso, enquanto a traseira tem duplo amortecedor, também com 100 mm de curso.
Por sua vez, o Yamaha NMax traz o mesmo sistema de suspensão. Porém, enquanto o curso da dianteira tem os mesmos 100 mm, na traseira são apenas 86 mm. Mas suas rodas são de 13 polegadas à frente e atrás com pneus de medidas 110/70 na frente e 130/70 na traseira.
Antes de concluir, vale lembrar que as scooters foram comparados a partir de suas fichas técnicas e a nova Honda PCX 160 2023 ainda nem chegou às lojas, o que deve ocorrer no final de outubro. Em tal situação, vê-se que a Honda PCX conseguiu se renovar e até superar a sua principal rival nos principais aspectos objetivos.
Mas, em nossa última última avaliação, a Yamaha NMax se mostrou bem competente, apesar de estar consideravelmente mais cara agora. No papel, a Honda parece fazer mais sentido, mas vamos esperar andar nesta nova PCX antes de dizer que a NMax ficou para traz, já que a dirigibilidade é algo muito positivo na Yamaha e que ainda não pode ser aferida na PCX até ela chegar às lojas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem