Seguindo os passos do Renault 5 Turbo e do Turbo 2, a fabricante francesa está revisando o hot hatch para a inevitável era elétrica. Assim como o Porsche Taycan, o carro sem motor a combustão manterá o nome "Turbo", seguido pelo "3E" para sinalizar que é o terceiro de sua linhagem e que tem uma motorização elétrica. Essencialmente, o conceito é um derivado de alta performance do Renault 5 Prototype que foi mostrado no início do ano.
Este conceito radical parece pronto para aparecer no jogo Cyberpunk 2077 e ainda tem uma asa traseira enorme que você pode perceber de longe. Assim como seu predecessor com motor a gasolina, o novo Renault R5 Turbo 3E tem tração traseira, usando dois motores elétricos, um em cada roda, enquanto o conjunto de baterias de íon-lítio de 42 kWh foram posicionadas sob o assoalho. É uma forma de remeter ao layout de motor central do Turbo e do Turbo 2.
As especificações técnicas são tão impressionantes quanto o seu estilo ultra agressivo. A marca francesa diz que a dupla de motores elétricos entrega um total de 380 cv e 71,4 kgfm de torque. É força o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 200 km/h.
O Renault R5 Turbo 3E usa rodas de 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira, pesando somente 980 quilogramas antes de adicionar os 520 kg das baterias. No total, são 1.500 kg, o que não é nada mal para um carro com uma proposta esportiva. Recarregar a bateria levará cerca de duas horas com um carregador de 380V e 32A.
Construído com um chassi tubular, o conceito elétrico tem gaiola aprovada pela FIA e um modo drift dedicado, contando até mesmo com uma alavanca de freio de mão mais elevada. Para ajudar nas filmagens, o R5 Turbo 3E já tem 10 locais para prender suporte para câmeras, tanto dentro quanto fora do veículo.
Bem compacto, tem 2,02 metros de largura, o que são 25 centímetros mais do que o Turbo 2, dando uma postura bem imponente para o conceito. São 4,00 m de comprimento, 1,32 m de altura e um entre-eixos medindo 2,54 m. Os pneus dianteiro são 225/35 R19 e os traseiros são 325/25 R20.
A Renault mostrará o R5 Turbo 3E no mês que vem, durante o Salão de Paris (França). Enquanto não há planos de produzir o conceito, a Alpine, divisão esportiva da Renault, está trabalhando em uma versão esportiva do novo Renault 5.
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados