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BMW prepara i1 e i2 como carros elétricos de entrada da marca

O i1 está programado para estrear em 2027 como um hatch, enquanto o i2 chegará somente em 2028

BMW i Vision Circular (2021)

A BMW deu adeus ao i3, o primeiro carro elétrico a ser vendido no Brasil, após 230 mil unidades produzidas em oito anos. O nome até sobreviveu, usado por uma versão elétrica do Série 3 vendida na China e até existem rumores de que poderia ser usado globalmente em uma próxima geração do sedã elétrico. Enquanto isto não acontece, surgem informações de que a marca está trabalhando em dois modelos menores de entrada.

Um usuário do fórum Bimmer Post chamado ynguldyn adianta que a BMW terá dois modelos elétricos mais acessíveis, estreando na segunda metade da década e produzidos na Alemanha. O primeiro será o i1, que aparentemente é conhecido internamente como "NB0", com a produção programada para começar em novembro de 2027. Em seguida será a vez do BMW i2 ("NB8"), chegando em julho de 2028. Ambos ficarão em linha até 2035.

BMW i Vision Circular - Fotos ao vivo

A dupla de elétricos serão feitos com a plataforma Neue Klasse e serão, basicamente, as versões VEs dos Série 1 e Série 2. A arquitetura foi desenvolvida para funcionar tanto com tração dianteira quantro traseira ou integral, servindo de base para toda a linha da BMW no futuro. O i1 terá um formato de hatchback ou sedã, visto que o nome iX1 já foi designado para um SUV. Falando nele, a segunda geração do utilitário com esta nova plataforma começará a ser produzida em julho de 2027.

O BMW i2 é um mistério. O nome é usado para um cupê, um cupê de quatro portas e para a minivan Active Tourer. A aposta mais segura seria que fosse uma variante do Gran Coupe, pois as minivans estão perdendo espaço no mercado. Seja como for, levará um bom tempo para que sejam lançados. A BMW está focada em lançar a plataforma Neue Klasse em 2025, com modelos no segmento do Série 3 e do X3.

Mesmo que esta nova arquitetura vá reduzir pela metade os custos de produção, carros elétricos pequenos e mais baratos não seriam lucrativos para a BMW como o futuro i3 Sedan ou o iX3. Todos estes veículos elétricos farão usado na sexta geração de baterias da marca, mudando para um formato cilíndrico. Entregará 30% mais autonomia e velocidade de recarga em comparação às baterias atuais, além de uma redução de 60% nas emissões geradas durante a fabricação.

A BMW ainda planeja mais um carro elétrico. A mesma fonte adiantou há alguns dias que o X4 não terá uma nova geração com motores térmicos, transformando-se em um SUV-cupê totalmente elétrico.


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