Os entusiastas sonham com um novo superesportivo BMW desde o início dos anos 1990, com o protótipo Nazca C2, antes da chegada do M1 Hommage em 2008. Na foto de abre está o híbrido plug-in Vision M Next 2019, que também nunca viu a luz do dia. Por quê? Os contadores em Munique analisaram os números e viram que os custos de desenvolvimento seriam muito altos em comparação com a previsão de vendas. Assim, o ambicioso projeto foi descartado.
Porém notícias boas podem chegar para aqueles que esperam enquanto o BMWBLOG se sentava e conversava com o homem da montadora responsável pela engenharia e a área de pesquisa e desenvolvimento. Frank Weber falou sobre a plataforma Neue Klasse e como ela está sendo desenvolvida para dar suporte a modelos de alto desempenho. Em sua forma mais potente, um novo carro baseado na nova plataforma da BMW teria nada menos que quatro motores elétricos com uma potência combinada de um megawatt, o que se traduz em 1.341 cv.
Não podemos esquecer que a BMW mostrou um i4 Coupe modificado no mês passado com motores quádruplos. Cada motor acionava uma roda, e embora não tenham sido divulgados mais detalhes, o vídeo serviu como um anúncio da marca bávara de início dos trabalhos de desenvolvimento em um carro da divisão M com motorização 100% elétrica.
"O veículo mais exigente que temos é um verdadeiro produto M de alto desempenho. Um produto M realmente de alta performance. O que você pode esperar desta arquitetura Neue Klasse não é apenas a flexibilidade dentro de sua bateria de alta voltagem. Você também pode ter uma arquitetura de motor único super eficiente, uma arquitetura de motor duplo, e isto pode até entregar uma arquitetura de quatro motores de até um megawatt".
Embora um superesportivo elétrico seja tecnicamente possível na nova plataforma, Frank Weber disse que ainda não foi tomada uma decisão. O executivo também não tinha nada a dizer sobre aqueles belos rumores indicando outra colaboração BMW-McLaren, que tiveram como maior feito a icônica F1 dos anos 1990 - ainda o carro mais rápido naturalmente aspirado já feito.
A nova plataforma Neue Klasse vai estrear em 2025 com um sedã e um SUV na linha Série 3, já que a gama representa o maior volume de vendas da BMW. Gradualmente, os modelos com motor a combustão vão ganhar modelos equivalentes elétricos, fora que é especulado que is modelos mais básicos i1 e i2 chegarão por volta de 2028. Até o final da década, a BMW acredita que metade de suas vendas anuais será representada por carros sem motor a combustão. Em 2030, a Rolls-Royce se tornará exclusivamente elétrica, enquanto a MINI seguirá esse caminho no início da próxima década.
Fonte: BMWBLOG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil