Temos diversos exemplos de carros de produção que nasceram como conceitos, normalmente apresentados nos saudosos salões do automóvel, como o Range Rover Evoque ou, mais recente, o BMW iX. Mas há diversos casos em que esses projetos não nascem necessariamente como o apresentado, mas são guias do que veremos nos anos seguintes.
O Fiat Fastback foi apresentado no Salão do Automóvel de 2018, o último que aconteceu no Brasil no conhecido formato. Um SUV-cupê da Toro que criou expectativas sobre a Fiat entrar nesse segmento com um modelo médio e com o estilo de design que, naquele momento, ainda era comum apenas nas marcas premium, como BMW e Mercedes-Benz. Mas ele foi além disso.
O Fastback original nos deu diversas dicas de como a Fiat faria uma reestilização na Toro. Apresentada em 2021, a Fiat Toro trouxe uma nova dianteira, com faróis mais finos e assinatura em LEDs na parte superior. No capô, as linhas mais destacadas foram adiantadas pelo conceito, assim como a dupla de frisos cromados na grade dianteira.
Em junho de 2020, a Fiat apresentou a nova geração da Strada e, com a picape, uma nova identidade de marca. Na grade dianteira, o escrito Fiat em destaque substitui o antigo logo redondo. Essa identidade se espalha por todos os modelos da casa, como o conceito Fastback nos mostrou em 2018. Concessionários e toda a comunicação visual passam pela mesma reformulação em seguida.
O conceito mostrou que a Fiat já planejava ter um SUV-cupê em sua linha. Porém o projeto acabou saindo do papel em uma plataforma compacta, do Pulse, e longe da picape Toro. Caimento da traseira, alguns elementos e o perfil lateral remetem um ao outro e a marca não nega a inspiração. O nome também veio do conceito para o carro final, recentemente apresentado.
A Fiat já confirmou que não terá um SUV-cupê na base da Toro. Em conversa com executivos, a Toro terá um derivado que "dará mais dinheiro que a picape". A dúvida é se a Fiat terá um SUV com porte de Jeep Compass ou partirá para um SUV de 7 lugares como opção entre o Compass e o Commander dentro da Stellantis. Será mais um produto que colocará a casa italiana em uma faixa superior de mercado.
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