O próximo lançamento da Citroën está sendo desenvolvido à todo vapor. Será um SUV compacto, que foi visto de novo da Índia, desta vez revelando mais alguns detalhes. O carro será um utilitário de 7 lugares, sendo levemente mais longo do que o C3 e com algumas mudanças no design. Seu lançamento já foi confirmado para 2023, inclusive no Brasil, onde será produzido em Porto Real (RJ) junto com o hatchback e o futuro sedã compacto.
Segundo produto do projeto C-Cubed, este SUV da Citroën está em testes na Índia, onde deve ser lançado primeiro ainda no começo do ano que vem. Os flagras mais atuais foram feitos pelo canal The Car Show, mostrando o veículo sendo descarregado de um caminhão e sendo posicionado junto com o hatch, permitindo que possamos ver a diferença no tamanho entre os dois. Desta vez, é bem aparente o quanto o SUV será mais comprido na parte traseira, com o balanço esticado consideravelmente. Também está um pouco mais alto em relação ao solo, para que consiga argumentar que é um utilitário.
Feito com a plataforma CMP, que já serve de base para o hatchback, o novo modelo aparenta manter o entre-eixos de 2,54 metros, então não espere grandes mudanças no espaço interno. Passará dos 4 metros de comprimento, visto que o C3 tem 3,98 m. A terceira fileira deve ser mais indicada para crianças ou pessoas muito baixas, por conta do tamanho do veículo. Este segmento de carro de 7 lugares compactos é bem popular na Índia, com veículos como a Renault Triber, uma minivan que tem 3,99 m de comprimento. Seu porta-malas será bem pequeno, com cerca de 80 litros de capacidade com os 7 bancos no lugar.
As imagens mostram também que o novo carro terá rodas maiores do que o C3, então podemos esperar por uma versão com rodas de 16”. Na lateral, é praticamente o mesmo até chegar na coluna B, usando um novo painel e vidro para a porta traseira. A dianteira aparente ter um para-choque levemente redesenhado, posicionando as luzes de neblina um pouco mais abaixo e com uma grade com elementos menores.
Há muitos rumores sobre o seu nome. Alguns relatam que a Citroën usará um batismo bem conhecido, chamando o veículo de C3 Aircross. Faria sentido, visto que o nome Aircross foi usado por muito tempo no Brasil. Uma possibilidade que tem aparecido em algumas mídias indianas é o nome C3 Plus. Seria um nome que faria mais sentido só para a Índia, pois um de seus rivais será o Datsun Go Plus, então criaria uma ligação com o concorrente.
Na Índia, fala-se sobre usar os mesmos motores 1.2 aspirado e turbo que já equipam o C3 hatchback. No caso do Brasil, por conta do posicionamento acima do compacto, a Stellantis deve deixar de lado o 1.0 Firefly. Ao invés disso, o 1.6 aspirado de 113 cv seria a opção para as versões de entrada, enquanto as mais caras devem receber o 1.0 turbo de 130 cv do Fiat Pulse.
A boa notícia é que a Citroën reafirmou que o lançamento do SUV compacto acontecerá ainda em 2023 e que, em 2024, será a vez de um sedã. O C3 Aircross deve estrear primeiro na Índia no começo do ano que vem, chegando ao Brasil somente no 2º semestre. Como o carro já roda com a carroceria definitiva, existe a chance de que a Citroën repita a estratégia do hatchback, revelando o carro ainda este ano e deixando somente o início das vendas para 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade