As vendas diretas já tinham sido destaque em julho ao superarem a participação do varejo na composição do mercado brasileiro. Em agosto, além de repetir a dose pela 3ª vez desde maio de 2020, a modalidade representou 54,96% dos 194.142 automóveis e comerciais leves emplacados. Com 26,65% de participação, a Fiat completou dois anos consecutivos no topo. VW (20,32%), Chevrolet (14,33%), Jeep (8,92%) e Hyundai (8,06%) vieram na sequência.
No ranking de automóveis, o Volkswagen Gol (9.443), apesar de prestes a se aposentar, chegou à sua 3ª liderança consecutiva, mas desta vez com vantagem menor em relação ao Hyundai HB20 (7.448). Fechando o pódio como líder entre os sedãs, o Voyage (5.544) emplacou apenas 20 unidades no varejo, mas garantiu a presença de dois modelos da marca alemã entre os três primeiros.
Terceiro em julho, o Chevrolet Onix Plus (5.090) também foi superado pelo Fiat Mobi (5.457) e por pouco também não perdeu a 5ª posição para o Fiat Argo (5.000). Sétimo, o Jeep Compass (4.037) reassumiu a liderança entre os SUVs / crossovers - a marca ainda emplacou o Renegade (3.499), nº 1 em julho, na 10ª posição. Modelo menos dependente das vendas diretas no top 10, o Chevrolet Onix (3.885) foi o 8º.
De todos os modelos do top 50, apenas o Volvo C40 (55) teve todas as suas unidades registradas fora do varejo. Destaque para a presença do elétrico Audi E-Tron (85) entre os mais vendidos pelo 2º mês seguido. Na 44ª colocação, o Honda City Hatch (83), com apenas 5,52% de representatividade, foi o menos dependente.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO.22 (A) |
1º |
VW GOL |
9.443 |
80,58% |
11.719 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.448 |
68,21% |
10.919 |
3º |
VW VOYAGE |
5.544 |
99,64% |
5.564 |
4º |
FIAT MOBI |
5.457 |
71,68% |
7.613 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.090 |
56,76% |
8.968 |
6º |
FIAT ARGO |
5.000 |
65,84% |
7.594 |
7º |
JEEP COMPASS |
4.037 |
76,40% |
5.284 |
8º |
CHEVROLET ONIX |
3.885 |
39,56% |
9.821 |
9º |
RENAULT KWID |
3.665 |
53,67% |
6.829 |
10º |
JEEP RENEGADE |
3.499 |
75,18% |
4.654 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.834 |
42,25% |
6.708 |
12º |
VW T-CROSS |
2.812 |
45,40% |
6.194 |
13º |
FIAT CRONOS |
2.754 |
73,30% |
3.757 |
14º |
PEUGEOT 208 |
2.701 |
95,61% |
2.825 |
15º |
JEEP COMMANDER |
1.944 |
83,15% |
2.338 |
16º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.909 |
96,27% |
1.983 |
17º |
NISSAN KICKS |
1.760 |
41,41% |
4.250 |
18º |
FIAT PULSE |
1.265 |
26,51% |
4.771 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
1.151 |
75,97% |
1.515 |
20º |
RENAULT DUSTER |
1.088 |
52,13% |
2.087 |
21º |
RENAULT SANDERO |
715 |
71,36% |
1.002 |
22º |
HYUNDAI HB20S |
600 |
60,18% |
997 |
23º |
RENAULT LOGAN |
600 |
87,34% |
687 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
564 |
16,66% |
3.386 |
25º |
HYUNDAI CRETA |
546 |
9,40% |
5.806 |
26º |
VW TAOS |
541 |
32,45% |
1.667 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
503 |
42,34% |
1.188 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
446 |
45,37% |
983 |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
407 |
34,67% |
1.174 |
30º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
399 |
12,28% |
3.250 |
31º |
VW NIVUS |
397 |
11,75% |
3.380 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
364 |
40,94% |
889 |
33º |
TOYOTA YARIS HATCH |
297 |
13,29% |
2.235 |
34º |
HONDA CITY |
238 |
11,42% |
2.084 |
35º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
213 |
86,94% |
245 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
136 |
17,82% |
763 |
37º |
AUDI Q5 |
134 |
92,41% |
145 |
38º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
126 |
31,50% |
400 |
39º |
PEUGEOT 2008 |
113 |
95,76% |
118 |
40º |
VOLVO XC40 |
95 |
96,94% |
98 |
41º |
CITROËN C3 |
91 |
89,22% |
102 |
42º |
TOYOTA SW4 |
88 |
7,21% |
1.221 |
43º |
AUDI E-TRON |
85 |
93,41% |
91 |
44º |
HONDA CITY HATCH |
83 |
5,52% |
1.504 |
45º |
VW VIRTUS |
81 |
22,07% |
367 |
46º |
HONDA HR-V |
79 |
16,26% |
486 |
47º |
VOLVO XC60 |
64 |
96,97% |
66 |
48º |
PEUGEOT 3008 |
63 |
63,64% |
99 |
49º |
BMW X1 |
61 |
12,53% |
487 |
50º |
VOLVO C40 |
55 |
100,00% |
55 |
Voltando a ser a campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (9.866) emplacou quase 70% de suas unidades fora do varejo. Quarta colocada em julho, a VW Saveiro (2.727) subiu duas posições, deixando a Fiat Toro (2.677) em 3º. Chevrolet S10 (1.723) e Fiat Fiorino (1.325) completaram as cinco primeiras posições. Todas as três picapes da Ram garantiram presença no top 20 com pelo menos 97% de seus registros.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
9.866 |
69,69% |
14.157 |
2º |
VW SAVEIRO |
2.727 |
96,16% |
2.836 |
3º |
FIAT TORO |
2.677 |
62,40% |
4.290 |
4º |
CHEVROLET S10 |
1.723 |
81,47% |
2.115 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.325 |
69,85% |
1.897 |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
937 |
82,63% |
1.134 |
7º |
TOYOTA HILUX |
924 |
23,22% |
3.979 |
8º |
PEUGEOT PARTNER |
858 |
95,65% |
897 |
9º |
RENAULT MASTER |
798 |
75,14% |
1.062 |
10º |
FORD RANGER |
749 |
54,63% |
1.371 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
504 |
39,25% |
1.284 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
303 |
50,50% |
600 |
13º |
RAM 3500 |
225 |
100,00% |
225 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
196 |
50,78% |
386 |
15º |
RAM 1500 |
170 |
97,70% |
174 |
16º |
CITROËN JUMPY |
132 |
44,15% |
299 |
17º |
VW AMAROK |
123 |
17,11% |
719 |
18º |
RAM 2500 |
106 |
99,07% |
107 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
104 |
52,00% |
200 |
20º |
FIAT SCUDO |
71 |
100,00% |
71 |
21º |
FORD TRANSIT |
65 |
35,71% |
182 |
22º |
FORD MAVERICK |
55 |
34,16% |
161 |
23º |
JEEP GLADIATOR |
29 |
52,73% |
55 |
24º |
FIAT DUCATO |
9 |
22,50% |
40 |
25º |
CITROËN JUMPER |
3 |
37,50% |
8 |
26º |
PEUGEOT BOXER |
3 |
30,00% |
10 |
27º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
28º |
HYUNDAI HR |
2 |
14,29% |
14 |
29º |
RENAULT KANGOO |
2 |
100,00% |
2 |
30º |
CHEVROLET MONTANA |
1 |
100,00% |
1 |
31º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos