Nova Ram 1500 2023 ganha painel de instrumentos digital de 12 polegadas
Equipamento é de série na versão Rebel vendida no Brasil, mas só deve chegar em 2023
A Ram aproveitou a mudança para a linha 2023 e deixou suas picapes mais equipadas. O detaque é a Ram 1500 Rebel, que agora terá um painel de instrumentos digital de 12 polegadas de série, pois o item passa a equipar todas as versões a partir da Big Horn até a TRX (incluindo a Rebel). Esta versão ainda traz, de série, o sistema de controle de cruzeiro Selec-Speed para uso fora de estrada.
Motor1.com apurou que o último lote para o Brasil já está a caminho e que a picape só deve receber as novidades em 2023. Todas as versões da Ram 1500 receberam um sistema de alerta de veículo de emergência, emitindo um aviso quando uma ambulância ou similar estiver por perto, sabendo que precisa abrir espaço. O item aparece só nas picapes com central multimídia Uconnect 5 com tela de 12 polegadas. Ainda ganharam aviso de afivelamento do cinto de segurança traseiro e uma luz de LED na maçaneta da caçamba, para iluminar o gancho de reboque.
O destaque é o painel de instrumentos digital de polegadas, item de série a partir da versão Big Horn. Apesar de falar muito do equipamento no comunicado enviado à imprensa nos EUA, a Ram não divulgou nenhuma imagem deste novo painel. Felizmente, um flagra que circula nas redes sociais (acima) mostra como será o cluster digital. A Ram diz que terá cinco modos de visualização e cerca de 20 menus diferentes.
Outra novidade para a 1500 Rebel é o sistema Selec-Speed Control, antes oferecido como opcional e que agora é de série nesta versão. Trata-se de um controle de cruzeiro para uso off-road, trabalhando em baixa velocidade, um passo acima do assistente de decida. Enquanto um assistente de descida só trabalha com os freios, o Selec-Speed usa o acelerador em todas as situações, andando a até 9 km/h no modo 4x4 reduzido, fazendo com que o motorista só se preocupe com a direção da picape.
As versões acima, não oferecidas no Brasil, também ganharam novidades. As configurações Laramie, Limited Longhorn e Limited agora tem rodas de 22” com pneus all-terrain como parte do pacote Off-Road. Há uma nova versão chamada Limited Elite Edition, com tampa da caçamba com um degrau retrátil, extensor e divisor de espaço de caçamba e quatro ganchos ajustáveis. Os bancos dianteiros são elétricos com ventilação e aquecimento, o volante também tem aquecimento e o acabamento interno é de couro e suede.
As Ram 2500 e 3500 também chegaram à linha 2023, porém com menos novidades. O sistema de câmeras foi atualizado com mais funções, como visualização dos ponto cegos e do trailer sendo rebocado. O painel de instrumentos digital de 12 polegadas também é oferecido, porém só na versão topo de linha Limited, justamente a que não é oferecida no Brasil. Terá como opcional o retrovisor digital integrado às cameras laterais.
Questionada por Motor1.com, a Ram não comenta sobre a oferta destes equipamentos para a Ram 1500 Rebel vendida no Brasil. Porém, apuramos com fontes ligadas à marca que a picape só receberá estes itens a partir de 2023, pois o último lote para atender os pedidos deste ano já foi faturado e está à caminho do país.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Ayrton Senna é homenageado com Lotus Emira especial
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora