Recentemente, a Nissan anunciou que finalmente trará o sistema híbrido e-Power à América do Sul, mas não disse mais nada a respeito além de que a tecnologia estreará na região em 2023. Motor1.com apurou com fontes dentro da fabricante que o Brasil só receberá o primeiro modelo híbrido em 2024 e, apesar da promessa antiga sobre o Kicks e-Power, o carro escolhido para a estreia da tecnologia no país é a quarta geração do X-Trail, SUV médio que enfrentará Honda CR-V e Toyota RAV4.
Tanto o Nissan X-Trail quanto o sistema e-Power são promessas antigas para o Brasil. O SUV médio esperava a troca de geração para desembarcar aqui e, para ajudar, ganhou a versão híbrida para o mercado japonês e, em breve, na Europa. Conta com um motor 1.5 turbo que funciona somente como um gerador, sendo movido por um propulsor elétrico de 204 cv e 33,6 kgfm de torque. No Japão, tem tração dianteira e algumas versões com tração integral, chamada e-4ORCE, usando um segundo motor elétrico de 136 cv.
A ideia por trás do e-Power é usar um conjunto de baterias bem pequeno e o motor a combustão ser somente um gerador. Este propulsor é o primeiro motor a combustão a ter uma taxa de compressão variável e, combinado ao turbo, entrega mais força mesmo em baixa rotação. Como não precisa enviar a força para as rodas, aproveita melhor a força gerada para reabastecer as baterias em tempo real. O resultado é que, no Japão, o consumo combinado declarado é de 19,7 km/litro nas versões de tração dianteira e 18,4 km/litro nas de tração integral. No ciclo rodoviário, pode chegar até 21,7 km/litro.
Disponível nas versões de 5 ou 7 lugares, o X-Trail mede 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,72 m de algura e tem um entre-eixos de 2,70 m. Para comparar, o Jeep Compass, SUV médio mais vendido do Brasil, tem 4,60 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Por vir importado, deve posicionar-se mais acima, mirando mais no novo Honda CR-V (que chegará no Brasil no ano que vem) e no Toyota RAV4, ao invés de brigar com os modelos nacionais como Compass e Corolla Cross.
Nas versões mais caras, o utilitário traz faróis de LED adaptativo, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 12,3 polegadas, head-up display de 10,8 polegadas, sistema de som premium da Bose e mais. Tem até mesmo um gerador de 100V com capacidade máxima de 1.500 watts.
O Nissan X-Trail é produzido na China, EUA e Japão, mas somente este último conta com a versão híbrida e-Power. O SUV médio deve chegar em versão única, como acontece com o RAV4 e o novo CR-V também deve apostar em apenas uma configuração. Ainda é difícil falar sobre preços, visto que só chegará ao Brasil em 2024. Atualmente, o Toyota RAV4 custa R$ 311.890, enquanto o Jeep Compass 4xe desembarcou por R$ 349.990.
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