Após ter negado a possibilidade de produzir o novo Peugeot 2008 na Argentina, a Stellantis revela que está analisando a fabricação local do SUV compacto no país vizinho. O anúncio foi feito por Gabriel Cordo Miranda, gerente de Peugeot, Citroën e DS para o país, em entrevista ao Motor1.com Argentina.
“Quando lançamos o 208 produzido em El Palomar, há dois anos, e nos perguntaram sobre a possibilidade de produzir também o novo 2008, dissemos que era um projeto que não estava nos planos e era verdade. Hoje, podemos dizer que é algo que não descartamos e estamos analizando. A decisão final ainda dependendo do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, este projeto foi descartado e agora não está mais. Os projetos passam por diferentes níveis de maturidade que, em algum ponto, leva à questão de análise de investimento”, disse Cordo Miranda
A segunda geração do Peugeot 2008 foi lançada na Europa em 2019 e, apesar de tantos rumores, nunca veio ao Brasil, onde a primeira geração continuou a ser feita em Porto Real (RJ). O modelo antigo inclusive ganhou uma segunda reestilização recentemente, para mantê-lo no mercado por mais alguns anos. Especulava-se que o novo 2008 seria feito na Argentina, aproveitando que usa a mesma plataforma CMP do 208.
Cordo Miranda reconheceu que, para produzir o novo 2008 na Argentina, o passo essencial é convencer a matriz que o projeto é viável para que seja feito o investimento necessário para produzí-lo no país. Uma das vantagens do produto é que poderia ser importado para muitos países da América do Sul, que já recebem o carro da Europa, como é com o 208.
Poderia conviver nas lojas com o 2008, por ter um posicionamento de preços diferentes. "Entre as variáveis que temos que analisar estão os impostos internos, pois é um tributo que normalmente afeta modelos neste segmento", explica o executivo. A Argentina tem enfrentado sérios problemas quanto ao preços dos carros, por não tem dólares e faltar estoque nas lojas, além do governo aumentar os tributos locais para os veículos.
Em janeiro do ano passado, a Peugeot chegou a mostrar o e-2008, versão elétrica do SUV, dizendo que estava somente analisando a resposta dos argentinos. "Tudo isto é parte de um estudo prévio do produto, antes de fazer o anúncio oficial da produção", completa Cordo Miranda. O e-2008 tem aparecido em rumores no Brasil, de que poderia ser o segundo carro de passeio elétrico da marca no país.
Desde que a Stellantis foi criada, a Peugeot começou a ter um posicionamento mais distinto, com produtos mais refinados e com um foco na eletrificação, deixando a Citroën como uma opção mais acessível - algo que veremos na comparação entre o novo C3 e o 208. O 2008 ajudaria neste sentido, principalmente se a variante elétrica chegar ao país.
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