A Ram quer aproveitar o bom momento no Brasil e aumentar ainda mais sua participação de mercado. Para isso, a aposta da vez está na Ram 1500 Classic, ou apenas Ram Classic no nosso mercado, que quer ser uma opção e roubar clientes das versões topo de linha de Toyota Hilux, Chevrolet S10, VW Amarok e demais picapes médias.
Para isso, a receita é que a Ram Classic é a geração anterior quando comparada a 2500 e 3500, além de produção no México. Tudo isso dará um preço, que ainda não revelado, suficiente para brigar com as médias tradicionais. Seu porte maior e o motor V8 aspirado a gasolina são pontos que os vendedores terão para convencer seu cliente que ela é melhor que as tradicionais picapes médias.
Em 2019, a Ram apresentou a quinta geração de suas picapes nos Estados Unidos. A quarta geração segue a venda como Classic, a porta de entrada da marca, com diversas opções de cabine, caçamba e motorizações. Para o Brasil, a 1500 Classic chega apenas com cabine dupla e o motor V8 Hemi, o conhecido 5.7 aspirado com 400 cv e 56,7 kgfm de torque, o mesmo da 1500 Rebel.
Com 5.816 mm de comprimento, a 1500 Classic é menor que suas irmãs, mas já 455 mm maior que a Chevrolet S10, a maior da médias nessa medida. Ela ainda pode ser dirigida por habilitados B, como a Rebel, mesmo que seja necessário um pouco de adaptação a esse tamanho nas ruas. Com 3.570 mm de entreeixos, 2.017 mm de largura e 1.970 mm de altura, é bom ver se ela cabe na sua garagem antes de comprar.
Por dentro, não nega a certa idade que tem. Chega ao Brasil com um pacote completo, com painel de instrumentos com tela de 7" para computador de bordo, sistema multimídia com tela de 8,4" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios), bancos elétricos com aquecimento e ar-condicionado de duas zonas, além de outros itens, mas sentimos o que pesa na coluna de direção sem regulagem de profundidade ou a ausência de assistentes de condução ou até mesmo em faróis em LEDs.
Isso vem com um bom acabamento e até mesmo um ajuste elétricos dos pedais, mas o que mais chama a atenção é o amplo espaço interno, principalmente no banco traseiro, o que nos leva a creditar que seu forte será fazer longas viagens sem faltar conforto para qualquer ocupante, algo que as médias ainda ficam devendo apesar de seu tamanho. O banco traseiro pode ser recolhido e transformar a parte traseira da Ram Classic em um grande porta-malas de piso plano.
Como acontece em picapes norte-americanas, seu forte não é capacidade de carga. Na ampla caçamba de 1.424 litros, pode levar apenas 531 kg em uma ampla área com revestimento anti-riscos. Porém, consegue rebocar 3.354 kg sem dificuldade, inclusive com modo justamente para essa função. É algo bem comum nos Estados Unidos esse tipo de coisa.
Nosso primeiro contato com a Ram Classic foi no Circuito Panamericano. Curioso ver uma picape desse tamanho em um autódromo, mas a Ram quis apresentar o quanto sua menor picape se comporta no asfalto. De fato, o ronco do V8 Hemi é lindo, com o borbulhar clássico em marcha-lenta, o que pode conquistar um comprador antes mesmo de sair da loja.
Tudo nela, apesar de ser a menor picape da Ram aqui, é grande. Volante, bancos, ela mesma, tudo vai além. É um pouco chata de achar uma boa posição de guiar pela ausência da coluna com regulagem de profundidade, mas nada que atrapalhe no seu uso. O seletor de marchas está no painel, em um botão giratório, e o freio de estacionamento é solto pela esquerda do motorista, assim como seu acionamento por pedal.
Na pista, a Ram Classic acelera bem, mas ainda assim é uma picape de 2.553 kg. Ou seja, a marca diz que chega aos 100 km/h em 7,7 segundos, mas é bom prever seus movimentos. A carroceria dobra, com saídas de frente esperadas para algo desse porte e com suspensão focada em outro uso. A transmissão automática de 8 marchas faz as trocas de forma suave, mas longe de ser esportiva. Gosta das rotações baixas e, para acelerar mesmo, tem que afundar o pé no acelerador e ver ela reduzir tudo o que pode.
Seu forte mesmo será pegar uma longa rodovia. É confortável para guiar por horas, apesar da ausência de assistentes ativos de condução para facilitar nessa missão. Muito espaço interno, bom desempenho e porte ajudam nisso. Consumo? Pelo Inmetro, 5,2 km/litro na cidade e 6,4 km/litro na estrada, com um tanque de 98 litros para encher a cada parada. Encara? Vamos comprovar tudo isso em um teste completo em breve.
A Ram Classic será vendida nas versões Laramie e Laramie Night Edition, que se diferencia pelo visual sem os cromados. O pacote de equipamentos será o mesmo, com o sistema multimídia com tela de 8,4", painel com a tela de 7", sistema de som assinado pela Alpine, ar-condicionado de duas zonas, bancos elétricos, câmera de ré, chave presencial com partida remota, lanternas em LEDs, 6 airbags e assistente para reboque e estabilização do trailer.
A Ram Classic só terá o preço divulgado quando for apresentado para as concessionárias, no dia 15 de setembro. Pelo posicionamento para brigar com as topo das médias, podemos esperar algo na faixa dos R$ 350 mil a R$ 380 mil. A considerar o peso de marca, poderá roubar alguns clientes. Fazem falta, pela faixa de preço, assistentes de condução, que indicam a idade de seu projeto. Trocaria os diesel pelo V8 a gasolina?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora