Em mais um mês de baixa – o 11º consecutivo -, o mercado de veículos usados encerrou julho com 871.250 unidades comercializadas, 17,89% a menos na comparação com o mesmo período de 2021 (1.061.015). Em números absolutos, quase 200 mil unidades deixaram de ser vendidas.
Entre as montadoras, a Volkswagen segue na liderança do acumulado de 2022 com 20,25% de participação. A disputa pelo 2º lugar segue acirrada, com a Chevrolet (19,50%) menos de 0,3 ponto percentual à frente da Fiat (19,24%) – além da marca italiana, apenas a Renault (5,20%), 5ª colocada, registrou aumento de participação em relação ao ano anterior. A Ford, com 9,52%, segue confortável no 4º lugar.
No ranking de automóveis, um trio de veteranos segue absoluto, com o VW Gol (64.906) bem à frente dos Fiat Palio (38.324) e Uno (37.636). No top 10, aliás, apenas dois modelos têm menos de 20 anos de mercado: o Chevrolet Onix (22.871) em 4º e o VW Fox (19.669) em 7º. O Onix, vale ressaltar, foi o único na parte de cima da tabela com queda abaixo dos dois dígitos e segue na briga contra o Celta (22.390) para encerrar 2022 no top 4.
Sexto, o Toyota Corolla (20.242) seguiu como o único sedã no top 10 – representante mais próximo entre os modelos três volumes, o Fiat Siena (16.474) foi o 12º. Com quase 12 mil unidades (11.925), o Ford Ecosport seguiu soberano entre os SUVs. No top 50, apenas quatro modelos ficaram “no azul” frente a 2021: Jeep Renegade (7.680), Jeep Compass (6.942), Renault Kwid (5.057) e Fiat Mobi (4.638).
POS. |
MODELO |
JUL.22 |
JUL.21 |
% 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
64.906 |
81.213 |
-20,08% |
2º |
FIAT PALIO |
38.324 |
48.954 |
-21,71% |
3º |
FIAT UNO |
37.636 |
47.813 |
-21,29% |
4º |
CHEVROLET ONIX |
22.871 |
25.306 |
-9,62% |
5º |
CHEVROLET CELTA |
22.390 |
28.770 |
-22,18% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
20.242 |
24.775 |
-18,30% |
7º |
VW FOX |
19.669 |
24.914 |
-21,05% |
8º |
FORD KA |
18.700 |
23.142 |
-19,19% |
9º |
CHEVROLET CORSA |
17.991 |
22.551 |
-20,22% |
10º |
FORD FIESTA |
17.663 |
22.559 |
-21,70% |
11º |
HYUNDAI HB20 |
16.799 |
18.468 |
-9,04% |
12º |
FIAT SIENA |
16.474 |
21.384 |
-22,96% |
13º |
HONDA CIVIC |
14.331 |
17.956 |
-20,19% |
14º |
CHEVROLET CLASSIC |
13.700 |
17.916 |
-23,53% |
15º |
RENAULT SANDERO |
13.560 |
17.173 |
-21,04% |
16º |
FORD ECOSPORT |
11.925 |
15.735 |
-24,21% |
17º |
CHEVROLET PRISMA |
11.907 |
15.248 |
-21,91% |
18º |
VW VOYAGE |
11.868 |
14.701 |
-19,27% |
19º |
HONDA FIT |
9.686 |
11.801 |
-17,92% |
20º |
JEEP RENEGADE |
7.680 |
6.918 |
11,01% |
21º |
VW POLO |
7.310 |
8.187 |
-10,71% |
22º |
JEEP COMPASS |
6.942 |
6.203 |
11,91% |
23º |
CITROËN C3 |
6.322 |
8.238 |
-23,26% |
24º |
VW FUSCA |
6.056 |
6.798 |
-10,91% |
25º |
VW GOLF |
5.986 |
7.700 |
-22,26% |
26º |
RENAULT DUSTER |
5.964 |
6.971 |
-14,45% |
27º |
HYUNDAI HB20S |
5.941 |
6.929 |
-14,26% |
28º |
RENAULT LOGAN |
5.859 |
7.468 |
-21,55% |
29º |
CHEVROLET VECTRA |
5.443 |
6.788 |
-19,81% |
30º |
FIAT WEEKEND |
5.432 |
6.999 |
-22,39% |
31º |
HONDA HR-V |
5.412 |
6.104 |
-11,34% |
32º |
CHEVROLET ASTRA |
5.189 |
6.564 |
-20,95% |
33º |
RENAULT KWID |
5.057 |
4.386 |
15,30% |
34º |
RENAULT CLIO |
5.000 |
6.487 |
-22,92% |
35º |
VW PARATI |
4.818 |
5.937 |
-18,85% |
36º |
FORD FIESTA SEDAN |
4.758 |
6.175 |
-22,95% |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
4.709 |
5.620 |
-16,21% |
38º |
HONDA CITY |
4.676 |
5.519 |
-15,27% |
39º |
FIAT ARGO |
4.653 |
- |
- |
40º |
FIAT MOBI |
4.638 |
4.232 |
9,59% |
41º |
FIAT PUNTO |
4.584 |
6.090 |
-24,73% |
42º |
CHEVROLET COBALT |
4.524 |
6.069 |
-25,46% |
43º |
FORD FOCUS |
4.251 |
5.613 |
-24,27% |
44º |
VW UP |
4.224 |
5.393 |
-21,68% |
45º |
CHEVROLET SPIN |
4.132 |
5.012 |
-17,56% |
46º |
CHEVROLET TRACKER |
3.917 |
- |
- |
47º |
HYUNDAI TUCSON |
3.872 |
5.010 |
-22,71% |
48º |
FIAT IDEA |
3.817 |
4.878 |
-21,75% |
49º |
HYUNDAI CRETA |
3.799 |
- |
- |
50º |
TOYOTA SW4 |
3.691 |
- |
- |
... |
... |
|
|
|
TOTAL AUTOS - 2022 |
739.815 |
|||
TOTAL AUTOS - 2021 |
901.462 |
|||
VARIAÇÃO % |
-17,93% |
Entre os comerciais leves, a vantagem da líder Fiat Strada sobre a rival VW Saveiro foi superior a 8 mil unidades (26.237 x 18.056). Terceira, a Chevrolet S10 (13.428) viu cair a diferença em relação à Toyota Hilux (10.664). Praticamente estável nos últimos doze meses, a Fiat Toro (8.416) deixou a Chevrolet Montana (7.290) para trás. Com 4.194 unidades, a Mitsubishi L200 foi quem mais perdeu espaço no top 10 (-22,7%).
POS. |
MODELO |
JUL.22 |
JUL.21 |
% 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
26.237 |
31.574 |
-16,90% |
2º |
VW SAVEIRO |
18.056 |
23.224 |
-22,25% |
3º |
CHEVROLET S10 |
13.428 |
16.634 |
-19,27% |
4º |
TOYOTA HILUX |
10.664 |
12.690 |
-15,97% |
5º |
FIAT TORO |
8.416 |
8.448 |
-0,38% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
7.290 |
9.319 |
-21,77% |
7º |
FORD RANGER |
6.241 |
7.799 |
-19,98% |
8º |
FIAT FIORINO |
5.200 |
6.183 |
-15,90% |
9º |
VW KOMBI |
4.463 |
5.417 |
-17,61% |
10º |
MITSUBISHI L200 |
4.194 |
5.425 |
-22,69% |
11º |
VW AMAROK |
3.693 |
4.708 |
-21,56% |
12º |
NISSAN FRONTIER |
2.771 |
3.326 |
-16,69% |
13º |
FIAT DUCATO |
1.520 |
1.552 |
-2,06% |
14º |
RENAULT MASTER |
1.392 |
1.422 |
-2,11% |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.377 |
1.461 |
-5,75% |
16º |
FORD PAMPA |
1.372 |
1.775 |
-22,70% |
17º |
FORD F1000 |
1.359 |
1.982 |
-31,43% |
18º |
HYUNDAI HR |
1.322 |
1.635 |
-19,14% |
19º |
CHEVROLET D20 |
1.212 |
1.782 |
-31,99% |
20º |
FORD COURIER |
1.085 |
1.443 |
-24,81% |
... |
... |
|
|
... |
TOTAL COMERCIAIS - 2022 |
131.435 |
|||
TOTAL COMERCIAIS - 2021 |
159.553 |
|||
VARIAÇÃO % |
-17,62% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 |
871.250 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2021 |
1.061.015 |
VARIAÇÃO % |
-17,89% |
Observação: Números do Renault Kwid, Fiat Argo, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Toyota SW4 indisponíveis para julho de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história