Ram voltará a fabricar picapes no Brasil, confirma executivo
Primeiro veículo deve ser uma picape média feita em Goiana (PE), com a plataforma da Fiat Toro
Depois de tanto tempo sem comentar sobre o assunto, a Stellantis volta a falar sobre a possibilidade de ter uma nova picape no Brasil e, desta vez, confirma que será um modelo da Ram produzido em território brasileiro. A informação foi revelada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.
O executivo ainda afirmou que o início da produção dessa nova picape da Ram está bem perto de acontecer, embora não tenha dito exatamente quando será lançada ou onde será fabricada. A declaração de Filosa foi feita durante o 4º Congresso Latino-Americano de Negócios da Indústria Automotiva, feito pela editora AutoData.
O executivo comentou sobre o próximo ciclo de investimentos da Stellantis no Brasil, que ainda está sendo finalizado, e que pretende trazer a Ram de volta para cá, localizando a fabricação. Vale lembrar que a empresa chegou a produzir a antiga Dodge Dakota em nosso país, mais especificamente em Campo Largo (PR). “Localizaremos a marca e os produtos. Será uma aventura fantástica. Espero que tão boa quanto a Jeep, ou até melhor, acredito”, explica Filosa.
A parte curiosa desta afirmação foi citar produtos, no plural, dando a entender que será mais de uma picape. Há tempos ouvimos sobre os planos de uma picape média da Ram, ainda inédita, mas monobloco e com a mesma plataforma que a Fiat Toro. Por usar a mesma arquitetura, seria feita em Goiana (PE), de onde sai o modelo da Fiat e a linha nacional da Jeep. Filosa não comenta se será feita realmente lá, dizendo que “Sim, muito perto. Só não posso dizer onde, mas muito perto.”
É um projeto que está há tempos no forno. Em 2018, o então presidente da Fiat-Chrysler na América Latina, Stefan Ketter, encontrou-se com o Michel Temer (na época, presidente do país), apresentando os planos de produzir uma picape média em Goiana. Quando Filosa assumiu, até falou sobre o modelo, dizendo que ainda esperava aprovação e que ainda se discutia se seria um veículo com o nome da Ram.
Como é tema de diversos rumores há anos, ouvimos todo tipo de informações. O projeto existia até mesmo nos Estados Unidos, onde a Ram queria uma rival para Chevrolet Colorado e Ford Ranger, porém ainda tentava achar uma forma de produzí-la com um custo mais baixo. Inicialmente, cogitou-se até usar a plataforma da Jeep Gladiator e do Wrangler, no entanto é cara demais e os planos esfriaram. Na época destes rumores, dizia-se que a nova picape seria a volta do nome Dakota.
Um detalhe interessante é que, ao falar sobre o próximo ciclo de investimentos, Filosa disse que quer aumentar a cobertura de mercado e participar de mais segmentos, “a exemplo do lançamento da Abarth e a localização da Ram.” Se a localização da Ram não está no novo ciclo, que será de cinco anos e será usado entre 2025 e 2030, então não falta muito para vermos a nova picape da Ram. Rumores anteriores falavam sobre uma estreia em 2024.
Projeção: KDesign
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada