Novo SUV anti-Pulse da Renault é flagrado mais uma vez em testes no Brasil
SUV deverá ter motor 1.0 turbo com injeção direta e câmbio automatizado de dupla embreagem
O segmento de SUVs de entrada está aquecido, tanto que modelos como Volkswagen Nivus e Fiat Pulse despontam nas vendas. E a Renault não vai querer ficar para trás, tanto que já confirmou que produzirá um novo SUV com base na plataforma CMF-B em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR). Esse novo carro já circula em testes e foi flagrado mais uma vez pelas ruas de Curitiba (PR).
Como você pode ver o carro em questão é um Dacia Stepway, versão aventureira da nova geração do Sandero que é vendida no mercado europeu. Porém, o carro por aqui se trata apenas de uma base para testes de componentes, como motor e suspensão, sendo ainda útil por ter medidas próximas ao do inédito SUV que será vendido no Brasil, entre outros países emergentes. O novo SUV de entrada, que será um modelo diferente segundo fontes ligadas a Renault, já foi até flagrado rodando no exterior, mas ainda estava bastante camuflado.
As fotos do Dacia Stepway rodando em testes no Brasil foram publicadas pelo perfil @tswgarage no Instagram, mostrando o modelo praticamente livre de qualquer camuflagem – a não ser pelos emblemas e logotipos da marca cobertos. Isso mostra que o teste de componentes em terras tupiniquins do inédito SUV da Renault está a todo vapor.
A julgar pelos flagras do carro no exterior, o novo SUV da Renault deverá ter mesmo como base a carroceria do Sandero Stepway. Isso quer dizer que ele poderá dividir boa parte de sua lateral com o modelo que você vê nas fotos, se diferenciando mesmo por uma modificação mais pesada no visual da dianteira e traseira para ganhar identidade. Assim, podemos entender que o Pulse está para o Argo assim como o Nivus está para o novo Polo.
Em relação aos motores, os colegas da revista Quatro Rodas afirmam que a fabricação do motor HR10 está confirmada no Brasil. O detalhe é que este propulsor é um três cilindros 1.0 12V turbo flex dotado de injeção direta, que ainda deverá trabalhar junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 6 marchas, que poderá ter caixa seca.
Vale dizer que na Europa a Renault tem na prateleira o motor TCe 90, um derivado do motor 1.0 SCe naturalmente aspirado que temos produção no Brasil. No velho continente esse motor 1.0 turbo (neste caso sem injeção direta) tem 91 cv e 16,3 kgfm de torque com gasolina, mas por aqui poderia ganhar alguns cavalos extras com o uso do etanol.
Galeria: Dacia Sandero Stepway 2020
O mais curioso é que a Renault estaria até pensando em batizar seu novo SUV de entrada como Clio, ideia que a marca já tinha para o sucessor do Sandero, se não tivesse desistido da nova geração do hatchback.
Posicionado abaixo do Duster, o novo SUV “anti-Pulse” da Renault deverá fazer sua estreia em 2023, ou mesmo talvez em 2024 por conta da falta de componentes que afeta a indústria global. O que se sabe é que, quando o novo pequeno SUV chegar, ele vai aposentar numa tacada só o Sandero e o Stepway vendidos atualmente.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Fora de linha, Renault Stepway CVT é vendido com desconto de R$ 11.200
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Renault Stepway com câmbio CVT sai de linha para não brigar com o Kardian
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Começo do fim? Renault Stepway 1.6 manual some do configurador