Como tudo tem que ser SUV hoje em dia, a Mitsubishi Xpander Cross é uma minivan elevada com um visual bem diferente. Foi lançada há menos de três anos e já está recebendo um facelift. Não esqueçamos que a marca japonesa tem uma longa história quando se trata de veículos de transporte robustos, como a Delica, que já existe há décadas e tem tração nas quatro rodas, enquanto que a Xpander Cross tem apenas tração dianteira.
A nova Mitsubishi Xpander Cross conta com várias mudanças, embora mantenha basicamente o mesmo desenho de antes. Apresentada no Salão do Automóvel da Indonésia de 2022 e já à venda, o Xpander Cross vem com dianteira redesenhada que recebe novos faróis que continuam a ter um desenho dividido, mas que agora trazem um visual em forma da letra "T". As luzes de seta foram movidas para cima e assim ficarem mais visíveis, enquanto o capô agora é mais largo do que antes.
Vindo com uma pintura de bronze verde metálico, o facelift do modelo meio-minivan/meio-SUV teve seus balanços frontal e traseiro esticados para um total de 95 milímetros. Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas têm um aspecto em dois tons com detalhes cinza para combinar com as placas de proteção na dianteira e traseira, bem como com os guarnições das portas. O design em "T" na dianteira também está presente na traseira nas lanternas, dando ao Xpander Cross uma aparência mais moderna.
Com uma distância mínima ao solo de 220 milímetros, o modelo familiar deve ser capaz de lidar facilmente com estradas acidentadas, mas tenha em mente que não se trata de um veículo off-road. Com a atualização de meia-vida, ele recebe o chamado controle ativo de guinada (YAC) da Mitsubishi, que controla as forças de aceleração e frenagem entre as rodas do lado esquerdo e do lado direito, enviando o torque necessário para qualquer rodas.
Também há novidades no interior da minivan, à exemplo do freio de estacionamento elétrico, painel digital e uma central multimídia maior com tela agora medindo 8 polegadas. Os botões do ar-condicionado deram lugar a uma tela, enquanto um carregador de celular sem fio foi adicionado. A minivan das imagens tem câmbio automático CVT, mas o modelo também é oferecido com uma transmissão manual de 5 marchas. Vale lembrar que, na versão manual, a Xpander Cross tem uma distância ao solo ligeiramente maior de 225 mm.
Debaixo do capô, a potência é fornecida por um motor 1.5 a gasolina aspirado de 103 cv e 14,38 kgfm de torque, portanto, definitivamente não é a minivan mais rápida por aí. De contrapartida, é uma escolha racional para uma família que procura comprar um carro versátil e acessível com três fileiras de assentos, contanto que eles não se importem com o design frontal...
Fonte: Mitsubishi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo SUV de 7 lugares da Mitsubishi será posicionado abaixo do Outlander