Em junho, o Motor1.com noticiou que a Bajaj se tornará em breve mais uma montadora de motocicletas com fábrica no Brasil. A marca é indiana e uma das 3 maiores empresas do setor de duas rodas daquele país, junto à Hero Motocorp e à TVS Motorcycles. Até então, tudo se encaminhava para que tivéssemos pela primeira vez uma gigante indiana produzindo por aqui.
Mas algo curioso veio acontecendo nos últimos meses. Tudo começou quando os colegas do Motoo perceberam o emplacamento de algumas unidades da Sport 110i, uma moto de entrada que é oferecida pela indiana TVS naquele país. A partir de então, consultamos nosso Analista de Vendas do Motor1.com, Thiago Parísio, que nos confirmou uma escalada nos registros de tal modelo.
Aparentemente, a primeira unidade foi emplacada em abril, seguida por mais dois registros em maio, 163 em junho e, agora no fechamento de julho, a TVS Sport 110i teve 876 motos comercializadas no Brasil. Não só se tornou a 19ª moto mais vendida do Brasil, como pôs a TVS na 6ª colocação entre as marcas mais vendidas do Brasil.
Só que é aqui que começa o mistério: a TVS sequer mostrou sinais de que teria uma operação no Brasil e, de fato, até hoje nunca vendeu uma moto sequer em nosso mercado por meios próprios. E não para por aí, pois também não há nenhuma importadora independente ou com concessão para vender a TVS Sport 110i no Brasil.
Aparentemente, as unidades da moto indiana estão sendo feitas no Brasil pela Dafra, em sua linha de montagem de Manaus (AM). Mas a Sport 110i não consta no catálogo de produtos da marca. O que é ainda mais estranho, pois a Dafra Apache é um produto da indiana TVS licenciado pela marca brasileira para produção local. Então o canal de comunicação entre as duas já existe.
Quando questionada pelo Motor1.com, a Dafra respondeu apenas que "A Sport 110, no Brasil, é um produto destinado ao mercado de locação, nicho do qual a Dafra não pretende participar. Como parceira da TVS, a Dafra produzirá a Sport 110 por alguns meses, até que haja infraestrutura fabril para este produto. A Dafra continuará produzindo a TVS Apache 200 no longo prazo e trará outros produtos TVS para o mercado de varejo".
Ainda de acordo com informações do Motoo, a demanda para produção da TVS Sport 110i no Brasil veio de uma empresa chamada Mottu, que se especializou nos últimos anos no aluguel de motos, principalmente para serviços de entrega de moto via aplicativo. Isso é confirmado pela resposta da Dafra dizendo que a moto indiana é voltada à locação.
Até o momento, nem a TVS e nem a Mottu retornaram os contatos com questionamentos do Motor1.com. Dessa forma, tudo que será dito a seguir é conjuntural e resultante da análise da atual situação do mercado brasileiro de duas rodas.
Hoje, a Mottu trabalha com um sistema de aluguel de motocicletas muito similar ao visto em serviços de assinatura para automóveis. Se paga um valor diário que varia conforme o plano selecionado e a empresa arca com os custos de impostos e manutenção. Em um dos planos, com prazo de 2 anos, o cliente pode optar por ficar com a moto no final dos 24 meses.
Hoje, a frota da Mottu e composta por diversas unidades de Honda Pop 110i, a moto mais barata da marca no Brasil atualmente. Porém, assim como todas as demais fabricantes nacionais, a Honda é afetada por um ritmo de produção mais lento, atrapalhado tanto por medidas sanitárias quanto por escassez de componentes.
Uma das possibilidades que se apresenta é de a Mottu ter licenciado a TVS Sport 110i junto à indiana TVS para a produção no Brasil. A TVS, graças à parceria existente com a Dafra, envia as peças para montagem em Manaus (AM) e a Mottu utiliza as unidades feitas aqui para o seu negócio de aluguel, evitando assim possíveis atrasos nas entregas ou competição pelas unidades fabricadas. Como não se trata de uma montadora e a Mottu não vende motos, a Sport 110i é registrada por aqui com sua marca original, a TVS.
E como a manutenção durante a vigência dos contratos de aluguel é e responsabilidade da própria Mottu, a empresa não precisa lidar com a rede de pós-vendas de uma grande montadora. Muitas vezes, as oficinas credenciadas já possuem agendas lotadas por demandas de clientes pessoa física e lidam com a mesma falta de peças que as montadoras. Da qualquer forma, tendo controle sobre todas as fases da cadeia de negócios, o custo das motos para a Mottu é muito menor.
Mas que moto é essa, a tal TVS Sport 110i? Trata-se da segunda motocicleta convencional mais barata que a TVS oferece na Índia, além de ser uma das mais vendidas daquele país. A mais barata de fato é carburada e dificilmente atenderia às normas de emissões de poluentes vigentes no Brasil atualmente.
A TVS Sport 110i, como o nome sugere, já utiliza sistema de injeção eletrônica de combustível. Com 109,7 cm³ de capacidade, o pequeno monocilíndrico arrefecido a ar consegue entregar 8,3 cv de potência a 7.350 rpm e 0,87 kgfm de torque a 4.500 rpm. O câmbio é mecânico com 4 velocidades, todas engatadas para cima. Parece pouco, mas a TVS diz que a moto pode fazer até 110 km/l e sua velocidade máxima seria de 90 km/h. A moto tem um tanque de 10 litros e o peso em ordem de marcha é de 110 kg.
Além de 5 anos de garantia, a Sport 110i não tem muito que chame a atenção. Sua ciclística é convencional e o único diferencial na comparação com uma Honda Pop 110i, por exemplo, é que já traz rodas de liga leve de série. Mas os freios são a tambor. O painel tem marcador de combustível e indicador de condução econômica. De série, a partida é a pedal e a moto custa na Índia a partir de 63.950 rúpias, ou cerca de R$ 4.209 na conversão direta.
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